Pela Demissão do Primeiro Ministro António Costa

Para: Presidente da República e Assembleia da República.

Devemos lembrar-nos que fazemos parte daquele Povo que há alguns séculos atrás descobriu o MUNDO, andou em mares nunca antes navegados, fez comércio em vários continentes que ninguém conhecia, construiu os monumentos mais belos do mundo. Por isso, devemos orgulhar-nos da nossa identidade e compreender que somos feitos da mesma fibra que esse mesmo povo e não merecemos ter alguém que não tenha a mesma fibra de que não nos orgulhamos.
Nós, Portugueses, devemos fazer algo para mudar este rumo de falsidade que nos querem impingir, podemos ser brandos mas não ignorantes. Os nossos governantes, desde do início desta tragédia do Pedrogão Grande, estão constantemente a gozar connosco.
Aqui estão algumas razões para pedir a demissão do 1º Ministro de Portugal por não estar à altura do nosso Povo:
1. Responsável pela aquisição do Sistema SIRESP que nunca funcionou corretamente quando era Ministro da Administração Interna e que custou milhões de euros aos Portugueses.
Inicialmente estava previsto para funcionar via satélite e foi alterado por antenas para os seus acionistas ganharem milhões de euros em dividendos.
2. Encobrimento e manipulação de informação sobre as falhas do sistema SIRESP que foram mais que provadas pelas Instituições que o usam ou que tentam usá-lo.
3. Encobrimento e manipulação de dados que indiciam a incompetência da Proteção Civil na tragédia de Pedrogão Grande.
4. Responsável como membro do Governo das mortes de 64 pessoas e por mais de 200 feridos e 150 desalojados.
5. Pela falta de dignidade das mortes da tragédia, passado uma semana já estava em festas com o seu partido do PS como se nada tivesse acontecido.
6. Pelo seu silêncio, falta de respostas até agora e falta de apuramento de responsáveis pela tragédia de Pedrogão Grande.
7. Negligência governativa na criação de política florestal e ordenamento de território.
8. Responsável pelo seu governo ter anulado a compra de 2 aviões anfíbios com a comparticipação de 85% da Comunidade Europeia que estava aprovado pelo anterior Governo.
9. Pela falta de apoios psicológicos às pessoas afetadas conforme relatos diários nos meios de comunicação.
10. Pela falta de ajuda na reconstrução e limpeza dos locais da tragédia.
11. Pela destruição do Património em Figueiró de Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrogão Grande.

Esta petição foi criada em 28 junho 2017