Petição pelo fim dos Exames Nacionais

Para: Ministério da Educação, Órgãos Governativos Competentes

Com a criação desta petição pretende-se acabar com os exames nacionais de todas as disciplinas curriculares.
Portugal apresenta-se como o país europeu no qual os alunos ficam mais ansiosos antes de exames, com uma taxa de 65%, segundo dados revelados nos últimos dias.
Torna-se, portanto, imperativo reformar/acabar com o sistema de ensino que tem por base a "examinite", como lhe chamou, recentemente, o psicólogo Mário Cordeiro.
É desumano pedir aos alunos que, em duas horas e meia, "depositem" a matéria que decoram, como no caso do exame de História A, em que são avaliados com base em matéria compreendida em 6 livros diferentes!!!
Os exames estão formatados para que o sucesso seja garantido por parte dos alunos que melhor conseguem decorar, algo que não determina se os mesmos apreendem o estudo. Este sistema de ensino, no qual a entrada para o ensino superior depende, em muitos casos, da nota do exame, está em crise profunda, não se centrando no bem-estar dos alunos.
Por todas estas razões, os signatários pedem que se altere o paradigma existente.

Esta petição foi criada em 20 junho 2017