31 de Março, Dia Nacional da Verdade

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República,

Os portugueses abaixo assinados estavam aqui a pensar…

A wikipedia define “Mentira” como “o nome dado às afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres”. Ao mesmo tempo, deixa claro que “Verdade” pode ter vários significados, mas que representa sempre “estar de acordo com os fatos ou a realidade”.

Se o “Dia da mentira” é comemorado todos os dias no dia 1 de Abril, porque não comemoramos também o “Dia Nacional da Verdade”? No dia 1 de Abril todos podem experimentar brincar com factos, enganar e mentir porque ninguém leva a mal. Porque não celebramos também o dia em que alguns podem experimentar falar a verdade, serem transparentes e colocar a realidade à frente das crenças, opiniões e interesses individuais.

Como tal, muito apreciaríamos que a presente proposta fosse analisada, discutida e debatida em plenário da Assembleia da República, deixando a Vossa Exa. a liberdade de decidir sobre a criação de uma comissão técnica para apreciação da proposta caso a mesma possa ser entendida como tecnicamente complexa ou merecedora de maior reflexão por parte das Senhoras e Senhores deputados.

Estamos certos que a discussão deste assunto em plenário da Assembleia da República possibilitará um momento de rara beleza, que muito será apreciado pelos portugueses.

Tomamos ainda a liberdade de sugerir que a celebração do “Dia Nacional da Verdade” seja oficializada para o dia 31 de Março, permitindo desta forma ilustrar que por trás de uma Mentira está sempre uma Verdade escondida.

Nota: estamos conscientes ser igualmente o Dia Mundial do Backup, o que permitirá reforçar a mensagem de que uma “Verdade” deverá ser sempre bem protegida e guardada!

Assim, solicitamos a Vossa Exa. uma iniciativa legislativa no sentido de oficializar o dia 31 de Março como o “Dia Nacional da Verdade”

Esperando que a proposta mereça a Vossa melhor consideração e atenção.

Pela verdade material.

Pela verdade formal.

Pela verdade sintética.

Pela verdade analítica.

Por um Portugal mais Real.

Os peticionários,

Esta petição foi criada em 31 março 2017