Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

SALVAR A PESCA ARTESANAL NA ERICEIRA

Para: Exmo. Presidente da Assembleia da República; Primeiro-Ministro; Ministra do Mar; Exmo. Sr. Presidente da República

SALVAR A PESCA ARTESANAL NA ERICEIRA

A situação da actividade piscatória local e artesanal tem vindo a degradar-se nos últimos três a quatro anos devido ao forte assoreamento que se tem vindo a sentir. As obras do Porto de Pesca da Ericeira têm sido mal sucedidas e a areia continua a ser um obstáculo para a actividade.
No passado, o problema era resolvido com a extracção directa das areias, o que não tem acontecido. A profundidade do caudal no Porto de Pesca diminuiu, o que provoca uma forte agitação marítima à entrada da barra, não oferecendo às embarcações as condições mínimas necessárias para ter segurança ao sair ou entrar no Porto. Isto impossibilita assim a actividade dos pescadores da Ericeira, que se vêem impedidos de trabalhar quase na totalidade dos dias, vivendo estes uma situção dramática, assim como aqueles que empregam e as respectivas famílias.

Já foram registados vários incidentes e pelo menos um naufrágio de embarcação.

Se nada for feito está muito perto a extinção de uma actividade que faz parte da tradição e cultura de uma vila conhecida por ser "piscatória".

Sem as condições mínimas de segurança, nem os pescadores existentes podem trabalhar, nem a actividade atrai novos membros, e os barcos continuam a ser vendidos.

Neste momento, há perto de duas dezenas de barcos de pesca artesanal profissional a operar na Ericeira.

Solicita-se a atenção para resolver uma situação que coloca em risco uma actividade secular, tradicional, e parte integrante da História de uma vila e de um país, com os respectivos impactos sociais e económicos.


A Associação de Pescadores Profissionais da Ericeira (APPER)



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
701 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.