RECOMENDAÇÃO PARA PROMOVER UMA MELHOR SAÚDE VISUAL

Para: Presidente da República, Comissão Parlamentar de Saúde, Comissão Parlamentar de Educação e,Cultura, Ministro da Saúde, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Direcção–Geral da Saúde, Departamentos de Saúde Pública, Instituto Nacional de Reabilitação, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Champalimaud, Escolas Superiores de Saúde.

1. Com muito apreço, tomámos conhecimento de que em 2016 foi definida oficialmente “uma nova ambição” para a Saúde Pública com a “intenção expressa de promover a Saúde: “O desenvolvimento de um Programa Nacional de Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados”. Neste Programa Nacional é ainda referida a intenção expressa de “reforçar o papel do cidadão no sistema de saúde português e fazer da informação, do conhecimento e da decisão informada, veículos privilegiados desse reforço”.
As citações acima referidas, relativas ao enquadramento do Serviço Nacional de Saúde, foram retiradas do site do governo https://www.sns.gov.pt e o link é o seguinte: https://www.sns.gov.pt/literacia-em-saude-e-percursos-de-vida/programa-nacional/

2. Tendo em conta este contexto promissor, e numa perspectiva de exercício pleno de cidadania, pensamos que as nossas vozes são muito importantes para ajudar a mudar a perspectiva actualmente existente acerca da saúde visual para uma perspectiva que realce a interligação intrínseca dos olhos com o corpo todo e o papel fundamental da própria pessoa na sua recuperação, com o consequente enfoque terapêutico numa abordagem baseada nestas premissas.

3. Nesse sentido, queremos referir que somos um grupo de pessoas de diferentes idades e áreas profissionais, entre as quais a educação e a saúde, e situações visuais diversas, incluindo várias pessoas com baixa-visão, mas temos um objectivo comum: melhorar a nossa visão de forma natural.

4. Por esta razão, participámos activamente em Outubro de 2016 nas sessões individuais e no workshop em Lisboa, com o Dr. Meir Schneider, Ph D., autor educador e terapeuta de renome internacional e o prestigiado criador do Método Meir Schneider Self-Healing®. Este método é baseado na sua extraordinária experiência de trabalho consigo próprio na inacreditável recuperação funcional da sua visão pois fora declarado legalmente cego aos sete anos de idade.

5. Foi a nossa participação nestas actividades que nos fez descobrir e experienciar uma abordagem terapêutica totalmente diferente, que complementa a prática oftalmológica em termos de prevenção e de reabilitação funcional e que é construída exactamente com as premissas que referimos no ponto 2.

6. Pensamos por isso que esta abordagem terapêutica pioneira precisa de ser conhecida e reconhecida como um instrumento muito valioso promotor da melhoria da saúde pública e da inclusão. Na verdade, o Método do Dr. Meir Schneider aposta fortemente tanto na promoção e na prevenção como na reabilitação e na formação de terapeutas, e ao valorizar e aprofundar todas estas dimensões fomenta a educação e a literacia em saúde e incentiva o auto-cuidado. Todos estes aspectos, profundamente interligados, são de facto essenciais e indispensáveis para a existência de uma melhor saúde pública, um dos grandes pilares de uma verdadeira sociedade inclusiva.

7. Salientamos ainda que o Método do Dr. Meir Schneider é um excelente exemplo de boas práticas na área da saúde visual, destinando-se tanto a pessoas com os mais diversos problemas visuais, como a todas as pessoas que queiram aprender como conservar uma boa saúde visual ao longo de toda a vida, para além de profissionais de saúde e de educação, que podem enriquecer a sua prática terapêutica e pedagógica utilizando princípios e técnicas deste Método.

8. Esta abordagem inovadora tem por base a profunda convicção de que é sempre possível melhorar a nossa saúde inclusive a saúde visual e de que cada pessoa tem um papel principal e muito activo nesse processo, tendo obviamente em conta que o grau de melhoria depende da gravidade da situação existente e do empenhamento e da perseverança que a própria pessoa tem para se ajudar a si mesma.
Por isso um objectivo fundamental do Dr. Meir Schneider é ajudar todas as pessoas a descobrirem, desenvolverem e optimizarem a capacidade que têm para conseguirem melhorar a sua saúde, através da promoção intencional da educação, da literacia e do auto-cuidado como dinâmica fundamental a nível de saúde. É precisamente este o sentido dinâmico do conceito Self-Healing no seu Método, exactamente na mesma óptica preconizada actualmente pelo Serviço Nacional de Saúde para a promoção da Saúde Pública.

9. Por outro lado, este Método evidencia e convoca explicitamente a relação indissociável existente entre as diversas partes e sistemas do nosso corpo e entre cada um deles e o corpo todo. Assim, a estimulação do sistema visual é promovida através da utilização de forma combinada e individualizada de movimento corporal, respiração, relaxamento, visualização, massagem, auto-massagem e exercícios para os olhos.

10. O Método do Dr. Meir Schneider tem revelado excelentes resultados numa ampla variedade de patologias oftalmológicas, tais como: retinopatias, cataratas, glaucoma, degeneração macular, queratocone, estrabismo, miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia, entre outros.

11. Por todas as razões já mencionadas estamos realmente empenhados em divulgar a existência e a enorme importância deste Método Terapêutico.
De facto, esta abordagem já fez e continua a fazer uma grande diferença positiva na saúde e na qualidade de vida de milhares de pessoas em todo o mundo, entre as quais a portuguesa Aurora Machado, professora de Educação Especial aposentada, autora desta petição e organizadora do workshop acima referido no ponto 4.

12. Na verdade, graças ao Dr. Meir Schneider e à prática diária do seu Método desde Outubro de 2012, abriu-se uma grande janela de esperança na vida desta professora, pois está a conseguir contrariar o diagnóstico oftalmológico irreversível de cegueira anunciada. Realmente, Aurora Machado tem melhorado, recuperando e aumentando a sua autonomia e esta evolução positiva tem vindo a surpreender e a contradizer as expectativas oftalmológicas muito negativas existentes e motivadas pela gravidade do seu quadro clínico.
Pretendemos assim que, em Portugal, muitas outras pessoas de todas as idades, bebés, crianças, jovens, adultos e seniores, possam beneficiar com a prática deste Método terapêutico, abrindo também eles grandes janelas de esperança nas suas vidas e readquirindo confiança e optimismo.

13. Como cidadãs e cidadãos interessados na saúde e no bem-estar públicos, recomendamos vivamente que se criem as condições para que o Método do Dr. Meir Schneider seja estudado e divulgado em Portugal.

Para um primeiro encontro com esta temática, sugerimos a consulta do site criado para divulgar a vinda a Portugal do Dr. Meir Schneider, cujo link indicamos: www.metodoselfhealing.pt

Agradecendo desde já toda a atenção e interesse relativamente a este assunto, enviamos as nossas cordiais saudações e ficamos a aguardar com muita expectativa uma resposta vossa.
  1. Actualização #1 Comentário da Autora

Criado em quinta-feira, 27 de Julho de 2017

Tomei esta iniciativa pela excelente razão de que, graças ao Dr. Meir Schneider Ph.D e à prática diária do seu Método desde Outubro de 2012 , tenho conseguido contrariar o diagnóstico oftalmológico irreversível de cegueira anunciada. Realmente, tenho melhorado, recuperando e aumentando a minha autonomia e esta evolução positiva tem vindo a surpreender e a contradizer as expectativas oftalmológicas muito negativas existentes e motivadas pela gravidade do meu quadro clínico. A maravilhosa experiência da minha recuperação tem sido uma grande janela de esperança que se abriu na minha vida, e daí toda a minha vontade e determinação em organizar iniciativas para divulgar o Dr. Meir Schneider e o seu Método. Com esse objectivo, desde 2015 tenho convidado o Dr. Meir Schneider para vir a Portugal para que muitas outras pessoas de todas as idades, bebés, crianças, jovens, adultos e seniores, possam beneficiar com a prática deste Método terapêutico, abrindo também eles grandes janelas de esperança nas suas vidas e readquirindo confiança e optimismo.

Esta petição foi criada em 04 Janeiro 2017