PELA REABERTURA DO SERVIÇO DE URGÊNCIA BÁSICA DO HOSPITAL DE NOSSA SENHORA DA AJUDA

Para: Ao Sr Primeiro Ministro, Ao Sr Ministro da Saúde, Ao Sr Presidente da Assembleia da República, Aos Grupos Parlamentares com assento na Assembleia da República

Em 2007 foi encerrado o Serviço de Urgência Básica (SUB) do Hospital de Nossa Senhora da Ajuda, assim como as urgências básicas de inúmeros outros Hospitais do Distrito de Aveiro e de toda o país por razões centralizadoras e meramente economicistas.

A compensação (uma ambulância do INEM e uma Viatura de Emergência Médica e Reanimação) teve existência efémera.

Os habitantes do Concelho de Espinho necessitam de se deslocar mais de uma dezena de quilómetros e, em muitos casos, pagar portagem de auto-estrada, para terem acesso a uma das Urgências mais congestionadas do País, muitas vezes para resolução de problemas de saúde simples e que não carecem de uma Urgência especilalizada.

O tempo de espera garantido para estes casos ultrapassa, por razões evidentes, em muito, o que está garantido nas Urgências do SNS.

Os cidadãos de Espinho têm à sua disposição uma infra-estrutura montada, equipada, e disponível para prestar este Serviço Básico.

Assim, os abaixo assinados vêm exigir a reabertura, o mais rapidamente possível, do Serviço de Urgência Básica do Hospital de Nossa Senhora da Ajuda, algo que garantirá um considerável aumento da sua qualidade de vida.

Esta petição foi criada em 15 Dezembro 2016