‘Rápida Azul’
Para: Utilizadores da ‘Rápida Azul’
Contra a discriminação negativa dos utilizadores da ‘Rápida Azul'
As redes de ‘rápidas’ prestadas pela Rodoviária do Oeste (Rápida Verde e Azul) e pela Rodoviária do Tejo (Rápida Laranja e Vermelha) deveriam permitir um acesso rápido, económico e cómodo ao destino, face ao uso do transporte privado.
A ‘Rápida Azul’, ligando Peniche (Gare) a Lisboa (Campo Grande), é utilizada diariamente (nos dias úteis) por centenas de pessoas, maioritariamente portadoras de passe mensal.
No entanto, tendo até em conta que a ‘Rápida Azul’ efectua o percurso mais longo (aproximadamente 100km em 1h25), os utentes do serviço sentem-se profundamente descriminados negativamente, face aos utentes das outras rápidas, a saber:
1) Os autocarros utilizados no trajecto da ‘Rápida Azul’ possuem condições de conforto evidentemente inferiores aos utilizados nos outros percursos (antiguidade das viaturas, inoperacionalidade dos sistemas de climatização e dos assentos);
2) Dado o grande número de utilizadores deste serviço, a frequência de carreiras com partida de Lisboa (CG) entre as 15h15 e as 17h30 (actualmente existem três), é manifestamente baixa.
Por tudo isto, expressam os utilizadores do serviço ‘Rápida Azul’, prestado pela RDO – Rodoviária do Oeste, o seu profundo desagrado face à assimetria e desigualdade nas condições em que são prestados os serviços, comparativamente com as outras ‘rápidas’.
Posto isto, exige-se à RDO – Rodoviária do Oeste que as viaturas utilizadas no serviço ‘Rápida Azul’ possuam melhores condições de conforto e comodidade, bem como o aumento na frequência das carreiras.
Mui respeitosamente,
Os utilizadores do serviço ‘Rápida Azul’.