Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Hospital S. João - URGÊNCIA de obras no serviço de Traumatologia

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República; Exmo. Sr. Ministro da Saúde; Exmo. Sr. Presidente do Conselho da Administração do Centro Hospitalar S. João; Exmo. Sr. Diretor do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Centro Hospitalar S. João.

Indispensável e Urgente obras no serviço de Traumatologia no Centro Hospitalar S. João.

Se é verdade que o serviço de Ortopedia do referido centro hospitalar tem uma ala completamente renovada, exatamente o oposto se passa e é a realidade do serviço de Traumatologia.
Nas palavras do Diretor de Serviço, Dr. Rui Pinto, num "manifesto" publicado na página do hospital infra (http://portal-chsj.min-saude.pt/pages/230) se pode ler, "Em primeiro lugar uma mudança radical das nossas instalações que deveriam ser um conjunto único. Não há qualquer razão para termos doentes ortopédicos num local e traumatizados noutro." Traduzindo tal para o plano real, encontrando-se o Serviço de Ortopedia no piso 7 e o Serviço de Traumatologia no piso 8.

A dura realidade apenas se demonstra quando nos bate à porta e aí se constata o que antes não era era conhecido.
Condições absolutamente deploráveis, sendo ainda mais gravosas in casu tratando-se de doentes com sérias maleitas ortopédicas em camas completamente desapropriadas e muitas vezes agravando até o seu estado de saúde; enfermarias minúsculas onde não é comportável o número de pacientes que alberga, tendo de haver um constante entra e sai dos mesmos e/ou de familiares para que entre uma cama ou uma cadeira de rodas; número bastante reduzido de enfermeiros e auxiliares; cadeiras de rodas a desfazerem-se/desmontarem-se; camas extremamente altas com colchões velhos; acessos a instalações sanitárias desadequadas e distantes das enfermarias; falta de material...São alguns dos erros e defeitos apontar, milagre é o que os profissionais fazem com tamanha ausência de recursos.
Não obstante, o número de camas ser bastante reduzido, tratando-se provavelmente do Serviço com o maior número de doentes.

Há muito prometidas obras no serviço, as mesmas não têm data para se iniciarem, infelizmente, por opção política e gestionária, o projecto previsto para a sua reabilitação certamente estará suspensa por falta de verba.

Apesar das sucessivas interpelações por diversas entidades, não houve até ao momento, qualquer indicação da verba a alocar e da data para a sua concretização. O silêncio tem sido ensurdecedor.

Assim, é lançada esta petição pública online, como forma de apelar à sociedade civil para sensibilizar os responsáveis políticos e administrativos para que seja decidida, orçamentada e desbloqueada a verba necessária para as obras no Serviço de Traumatologia da entidade hospitalar supra mencionada e dessa forma dar por completa e terminado um projeto há muito devido mas como é costume "deixado a meio".

Neste sentido, remete-se o presente pedido/petição pública para o Senhor Presidente da Assembleia da República, destinada ao Ministério da Saúde, para que interceda junto do Sr. Ministro da Saúde.

O interesse coletivo indicado pelos cidadãos que subscrevem o pedido é legalmente protegido e legítimo.
Mostrando-se assim preenchidos os pressupostos e requisitos para a presente petição pública.
A presente petição é legalmente admissível, e não tem qualquer irregularidade processual ou procedimental que impeça a sua apresentação.

Estão ainda os subscritores disponíveis, nomeadamente para os actos ou diligências probatórias que sejam entendidas por relevantes, necessárias ou adequadas e para instruir o ora peticionado com os elementos tidos por convenientes.

Apela-se a todos os que se identifiquem com a causa que subscrevam a presente petição para que seja proporcionada condições dignas aos doentes, profissionais de saúde e familiares/visitantes do Serviço de Traumatologia do Centro Hospitalar S. João.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 27 setembro 2016
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
12 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.