Instalação de Vídeo Vigilância nas Autoestradas

Para: Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR)

Solicitamos à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) que sejam criados os mecanismos necessários para a prevenção rodoviária nas autoestradas, com o intuito de detectar, prevenir ou reduzir o número de animais nas faixas de rodagem, de forma a evitar acidentes nas mesmas.
A utilização da video vigilância é um mecanismo de sucesso, exemplificado com a prática do mesmo noutros países da U.E., que pode ser implementado nas estradas portuguesas.
Este tipo de vigilância permite detectar, identificar e intervir no caso de abandono de animais, presença de animais nas faixas de rodagem ou outro tipo de contra-ordenação e/ou situações de risco (como acidentes, despistes, derrames, etc.)
É da responsabilidade do Estado Português, assegurar todas as condições de segurança rodoviárias necessárias para os condutores e passageiros.
Com isto, solicitamos a vossa colaboração e apoio com o intuito de sensibilizar o Governo para matéria tão menosprezada, mas que trará diminuição do número de fatalidades e acidentes nas estradas portuguesas.

Esta petição foi criada em 22 setembro 2016