Já chega de caravanas nas Praias da Costa Vicentina!

Para: Exma Senhora Secretária de Estado do Turismo; Exmo Senhor Presidente do Turismo de Portugal; Exmo Senhor Secretário de Estado do Ambiente; Exmo Senhor Presidente do ICNF; Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Aljezur; Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo; Exmo Senhor Comandante da Capitania de Lagos: Exmo Senhor Presidente da Regiao de Turismo do Algarve; Exmo Senhor Presidente da Rota Vicentina; Exmos Directores Hoteleiros: Exmos Senhores Presidentes de Junta de Freguesia;

Quem escolhe as praias do Parque Natural da Costa Vicentina escolhe também um destino que tem no seu ADN um conceito "Hippy", um sentido de liberdade e igualdade, a natureza como valor supremo, uma renúncia aos bens materias que sao aqui trocados pela simplicidade da vida, onde uma carrinha Pao de Forma tem mais valor que uma Volvo XC 70. E por isso, quando chegamos à praia somos logo brindados por um mar fantástico onde as ondas se alinham para uma grande surfada e um estacionamento cheio de amor e uma cabana, vulgo Caravanas. E aqui acabo a história romântica da Costa Vicentina. Quando olho para o parque de caravanas vejo uma jovem loura, talvez holandesa a regressar da moita com o papel higiénico na mao. Olho melhor e vejo que existem mais. É cedo e é normal ir à casa de banho. Só que aqui nao há casa de banho. Ignoro e procuro lugar para estacionar. Existe um espaço entre duas caravanas. Apresso-me para arrumar o carro mas encontro nesse lugar uma mesa, 4 cadeiras e o lixo da noite anterior. Entretanto um cao tratou de puxar um saco do lixo com restos de comida e arrastou-o estacionamento fora. Olho em volta e vejo que outros lugares estao igualmente ocupados com mesas, barbecues e afins. Por momentos lembro-me que para usufruir da mesma praia, em pleno Agosto, estou a pagar uma diária de 250€ no Turismo Rural ali ao lado. Dentro de água já estao pelo menos 20 espanhois que gritam entre eles como se tivessem nas ramblas lá do bairro deles. Regresso ao estacionamento e vejo que já nao é um estacionamento. É um camping Free Style onde se vê tudo um pouco. É uma mistura de casamento Gipsy com um SurfCamp ambulante. No final do dia fica o lixo, o adubo natural nas moitas, zero dinheiro e um sentimento para quem realmente paga uma diária para gozar férias na Costa Vicentina. Como costumo dizer, podiamos ser todos Hippys mas depois quem é que pagava o Mundo? E pir isso se nós pagamos o Mundo, os caravanistas também podem ajudar a pagar o mundo fazendo férias onde há parques de campismo. É URGENTE legislar o horário permitido para as caravanas poderem estacionar nas praias, proibindo esse mesmo estacionamento entre as 19h e as 8h da manha.

Esta petição foi criada em 16 setembro 2016