VITÓRIA SPORT CLUBE, (VITÓRIA SC) NA PENHA

Para: Assembleia Municipal de Guimaraes, Câmara Municipal de Guimarães

PROPOSTA DE REFERENDO MUNICIPAL

COLOCAÇÃO DE UM OUTDDOR NA PENHA "VITÓRIA SC"

Guimarães é uma cidade especial. “Aqui nasceu Portugal”, lemos com orgulho em letras gigantes no centro da nossa cidade, berço da nação. Aqui foi a primeira capital do País. Foi aqui, em Guimarães, que nasceu o primeiro rei de Portugal. Somos cidadãos de uma localidade turística, carregada de história. Bastava isto para afirmarmos, sem falsas modéstias, que a nossa cidade é especial, única. No entanto a elevação do nosso centro histórico a Património Cultural da Humanidade, a nomeação da nossa cidade para Capital Europeia da Cultura em 2012, e mais recentemente a classificação de Cidade Europeia do Desporto em 2013, valorizou ainda mais o nosso dinamismo, a nossa singularidade, a nossa unicidade.
Tal como a cidade de Guimarães fez e faz história ao longo dos tempos, o Vitória Sport Club muito também por mérito dos seus sócios e adeptos transformou-se, também ele, à imagem da cidade, num clube especial. Vimaranenses e os vitorianos souberam e sabem, com arte, dedicação, paixão e engenho, fazer do seu clube, uma instituição única, respeitada e admirada a nível nacional.
Na relação entre a densidade populacional e número de adeptos que acompanham fisicamente o seu clube, somos o maior clube de Portugal. Há vários exemplos da nossa forma peculiar de estar e viver este amor que se chama Vitória. Basta ver o nosso estádio, o nosso pavilhão, bem como os estádios e os pavilhões dos adversários quando lá nos deslocamos. Eles próprios reconhecem que o Vitória, é um clube diferente. Basta reviver os momentos difíceis que vivemos num passado não muito longínquo, e os momentos felizes que recentemente usufruímos, para constatarmos a nossa grandeza e a razão porque dizemos" somos únicos". Praticamente todos os fins-de-semana, damos provas da nossa dedicação, da nossa singularidade, do nosso amor pelo Vitória, seja em Guimarães ou noutras localidades. Factos aliás que não passam despercebidos à comunicação social, seja ela escrita ou audiovisual. Os seus elogios dão-nos razão e orgulho. Somos ímpares.
Assim, de forma a simbolizar eternamente esta fantástica dedicação, esta paixão pelo clube, reconhecida pela maioria dos portugueses, e, de modo a homenagear todos os vimaranenses e vitorianos que tornaram e tornam o nosso clube tão especial, tal como a nossa cidade, é vontade de todos os subscritores que seja construído na montanha da penha, um monumento alfabético (um outdoor gigante) caracterizado pela palavra VITÓRIA e duas siglas SC (VITÓRIA SC) , com 12 metros de altura e 75 metros de comprimento, na zona lateral poente da encosta da Penha.
Tendo também consciência que tal projecto, a ser implementado, será uma mais-valia turística, promoverá o comércio e a cultura locais, vem assim este grupo de cidadãos, nos termos da Lei Orgânica n.º 4/2000, de 24 de Agosto, exercer o seu direito de iniciativa para a realização de um referendo local, comportando as seguintes perguntas:
- Concorda com a construção de um monumento alfabético caracterizado pela palavra VITÓRIA e duas siglas SC (VITÓRIA SC) , com 12 metros de altura e 75 metros de comprimento, na zona lateral poente da encosta da Penha ?

Não existe outra motivação que não seja elevar o nome do nosso clube, elevar e homenagear os seus adeptos, ÚNICOS, como a generalidade da imprensa nacional reconhece.
Com os melhores cumprimentos.
Grupo de adeptos do Vitória Sport Clube

Esta petição foi criada em 16 setembro 2016