PORQUE PODEMOS EVITAR OS INCÊNDIOS COM MÃO CRIMINOSA ATRAVÉS DA REGULAÇÃO TELEVISIVA...

Para: Exmo. Senhor Presidente da República e Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Não conseguindo ficar indiferente ao flagelo dos fogos com origem criminosa em Portugal e tendo consciência da LIGAÇÃO DIRECTA E CIENTIFICAMENTE COMPROVADA ENTRE O VISIONAMENTO DE IMAGENS E REPORTAGENS SOBRE OS INCÊNDIOS POR indivíduos que sofrem de distúrbios PIROMANÍACOS E O AUMENTO exponencial do índice DE INCÊNDIOS POR FOGO POSTO, vimos por este meio propor que se procure, com urgência, estabelecer um pacto com a comunicação social sobre as imagens e reportagens que lhes é admitido passar sobre os incêndios, à semelhança do que já acontece noutros países e do que já acontece no nosso relativamente a outras matérias sensíveis, designadamente com os suicídios na Ponte 25 de Abril e Metro (de ocorrência muitíssimo frequente mas nunca falados pela comunicação social).

Trata-se do ESTABELECIMENTO DE REGULAMENTAÇÃO no que toca a esta matéria sensível, que urge alcançar, e não de uma proibição, pelo que o direito de liberdade de imprensa se encontrará assegurado. NADA IMPEDIRÁ QUE A INFORMAÇÃO SEJA VEICULADA MAS DE FORMA OBJECTIVA e não da forma exaustiva, com tendência para o agravamento sistemático do sensacionalismo e exploração do sofrimento alheio em prol das audiências. Este agravamento progressivo do sensacionalismo tem, sem qualquer tipo de coincidência, sido acompanhado pela escalada dos incêndios com mão criminosa em Portugal.

Está estudado o impacto de incentivo que o visionamento dessas imagens tem nos indivíduos que sofrem de distúrbios piromaníacos e COMPROVADO ESTATISTICAMENTE QUE QUANDO AS PRIMEIRAS REPORTAGENS SOBRE INCÊNDIOS SURGEM NAS TELEVISÕES LOGO SURGEM NOVOS FOCOS, aumentando os índices de incêndio exponencialmente.

Da própria definição de piromaníaco consta que “A PIROMANIA É UMA DOENÇA QUE CONSISTE EM OBTER SATISFAÇÃO ATRAVÉS DA PROVOCAÇÃO DE INCÊNDIOS E CONTEMPLAÇÃO DAS SUAS CONSEQUÊNCIAS”. Trata-se de um transtorno de controle de impulsos em que os indivíduos obtêm prazer não só do acto de atear o fogo mas também da contemplação das consequências do seu acto.

Ora, as televisões estão a cooperar tanto para o visionamento exaustivo dos incêndios, apogeu prazeroso para os piromaníacos do seu crime, como para a incentivar e instigar a consumação de novos crimes (já que se trata de um impulso muitas vezes não controlável pelos indivíduos).

Apercebemo-nos, assim, que estamos a ajudar todos os dias piromaníacos a obterem prazer através dessa contemplação e não queremos permitir que esta situação se perpetue, pelo que apresentamos esta petição.

Aos que invocam que nem todos os incêndios com mão criminosa têm por base piromaníacos também outros interesses recorde-se o que aconteceu no Funchal, em que pelo menos 3 indivíduos diferentes foram apanhados a atear fogo ao já existente. Seja qual seja a motivação, se o poder da veiculação desta informação não for devidamente regulamentado e controlado, será uma ajuda e um incentivo à concertação criminosa.

Compete-nos fazermos pressão para que esse pacto de contenção na veiculação da informação seja alcançado o mais brevemente possível.

NÃO FIQUEM INDIFERENTES, algo tão simples e fácil pode ajudar a acabar com tanta dor e resolver este grande problema…

Esta petição foi criada em 12 Setembro 2016