Petição contra abate e interdição alimentar os pombos
Para: Presidentes da Mesa das Assembleias Municipais
Exmo. Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Municipal:
Preocupada com os maus tratos de toda a espécie, a que os pombos têm sido submetidos neste país, a Associação Defesa dos Pombos Citadinos vem solicitar a melhor atenção de V. Exa. para o seguinte: O extermínio destas aves, como “método” de controlo populacional, é ineficaz e de uma atroz injustiça, pelo que existem há muito, com pleno sucesso, pombais contraceptivos, em grandes cidades europeias, onde os pombos se alimentam e nidificam, sendo os ovos substituídos por outros de gesso ou plástico. Além disso, a proibição de alimentar estas aves é extremamente cruel e fomenta o ódio contra estes seres sencientes e indefesos, que não têm culpa alguma de não haver higiene, nem pombais contraceptivos, não obstante o facto de serem muito mais eficazes e económicos. Sobre os referidos pombais, que são também um dos principais objectivos desta Associação, o PAN já apresentou uma proposta às autarquias. Há ainda a salientar que os abates e outros maus tratos também não estão de acordo com a política da União Europeia para o Bem-Estar Animal, nem com a Lei nº 69/2014, de 29 de Agosto. Os pombos domésticos (Columba livia) não são “pragas”, mas sim vítimas da indiferença que, obviamente, nunca lhes criou condições para viverem, com dignidade, nas cidades deste país. Ainda assim, o grave problema de saúde pública consiste nos OGM e no glifosato que nós respiramos, comemos e bebemos, diariamente… Para cúmulo, os pombos têm sido vítimas de preconceitos e mitos veiculados pela imprensa, por empresas privadas que lucram com o seu extermínio, e até por autoridades convictas de que a “doença de pombo” existe. Porém, a toxoplasmose, por exemplo, só pode ser transmitida ao homem, através de vegetais mal lavados, ou se ele comer um pombo doente mal cozido, visto que o microorganismo, em causa, se aloja em tecido orgânico. A histoplasmose, criptococose, etc., são transmitidas por fungos que também se podem desenvolver nas fezes de outros animais e até do próprio homem. E muito ficou por dizer sobre este mito, que tanto sofrimento tem provocado a estas aves. Sem compaixão, não é possível um mundo mais justo e humano. Em face do exposto, os signatários desta petição solicitam, a V. Exa., o favor de envidar os melhores esforços, junto da Câmara Municipal, no sentido de o controlo populacional ser efectuado através de pombais contraceptivos, com o apoio de voluntários sensibilizados para o bem-estar dos pombos, e de cessarem, finalmente, os cruéis abates, assim como a proibição de alimentar tão injustiçadas aves. Convictos de que não soltamos um grito no deserto, mas sim um apelo bem ouvido e compreendido, agradecemos, desde já, toda a atenção que V. Exa. possa dispensar a este caso. Sem outro assunto, os signatários,