PELA DEMISSÃO DOS RESPONSÁVEIS PELAS OBRAS NA EN125
Para: ExmºSr Presidente da Assembleia da Republica, ExmºSr Primeiro Ministro, V.Exº Sr Presidente da República Portuguesa
À entrada do Verão a EN 125, no Algarve, mais parece uma "manta de retalhos". Durante meses obras mal planeadas e completamente descoordenadas penalizaram os algarvios e visitantes sem que uma alternativa fosse criada (a A22 continuou a ser portajada como se nada se passasse). Abriram-se, fecharam-se e voltaram a abrir-se buracos, construíram-se e "descontruíram-se" rotundas, colocaram-se e foram retirados separadores centrais, fecharam-se e abriram-se desvios, usaram-se de forma leviana recursos públicos... um autêntico "manual de como não fazer obras" esteve aberto, à vista de todos, no Algarve.
Chegados ao Verão temos a realidade que quase todos antecipavam e que todos temiam: a EN125 parece uma manta de retalhos, com obras incompletas, trabalhos em curso, pavimentos sem sinalização, cruzamentos sem nexo... um caos total. Os resultados fazem-se sentir e são: mais acidentes, mais mortos, mais filas, mais pessoas a desesperar dentro dos carros, mais turistas insatisfeitos, mais stress... menos criação de emprego, menos produtividade, menos tempo, menos segurança. Uma verdadeira calamidade pública, um atentado contra toda uma região.
Habituados que estamos a cumprir, por vezes à força, as nossas responsabilidades para com o Estado Português e restantes Autoridades, é da mais elementar justiça que nos achemos no direito de exigir responsabilidades sobre este assunto. Assim sendo, eu, e os restantes portugueses que subscrevem esta petição, queremos que os responsáveis pelo estado em que temos o Algarve em pleno Verão se demitam ou sejam demitidos. Se é necessário haver mortos para que sejam pedidas responsabilidades, pois que se contabilizem os que só este ano já foram decretados em plena EN125. Por menos que isso, e sem ligação directa ao assunto, Jorge Coelho demitiu-se após o triste episódio de Entre-os-Rios.
Chega de "boys" escondidos nos gabinetes à espera de saltar para a Administração de uma grande Empresa Pública ou privada. Queremos saber quem são os responsáveis. Exigimos que, obtendo esta Petição o número exigível de assinaturas, seja aberta uma Comissão de Inquérito para averiguar quem são os responsáveis por esta catástrofe e para, posteriormente, punir tais gestores e/ou políticos por todo o mal que causaram aos cidadãos.