Pias - Aldeia de Portugal

Para: Aldeias de Portugal

Consideramos que a aldeia de Pias em Cinfães deve integrar a rede de "Aldeia de Portugal" pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos na recuperação, preservação e divulgação das tradições, património cultural e paisagístico de forma a valorizar a identidade da região e das suas gentes.

"A aldeia de Pias é uma povoação da freguesia e município de Cinfães, situada naquele que é considerado “o vale encantado” entre 150 e 200 metros de altitude na margem esquerda de um dos rios mais limpos da Europa, o Bestança e a sul do Rio Douro.
No fundo do vale, o Sol joga com este lugar às escondidas. De manhã desce lentamente pela encosta do Poente e à tarde, sorrateiramente escapa-se pela encosta voltada para o Nascente. A proximidade do rio e o facto de ter sido edificada uma ponte na idade média, determinaram a prosperidade da aldeia, já que a agricultura foi sempre a atividade principal da localidade.
Pias terá sido uma povoação importante e atrativa para todas as classes sociais, como se pode constatar pela existência de algumas importantes casas senhoriais, ao lado das quais se aninham alguns notáveis exemplares de genuína arquitetura popular. A povoação é rica em tradições, onde sobressai o folclore, mantém a prática de agricultura, as tradições religiosas, preserva também a sua gastronomia e muito das suas gentes.
Banhada por um rio de uma beleza infindável, imprescindível para o dia-a-dia dos habitantes no cultivo de campos e para fazer girar as mós dos antiquíssimos moinhos, é hoje também uma referência mundial a nível de lazer e turismo.
O património construído é também notável. No centro da aldeia, servida por antigas e pitorescas ruas de lajedo granítico, encontramos ainda uma levada de água que atravessa toda a povoação para a rega dos terrenos agrícolas, um relógio de Sol histórico, alminhas, duas capelas, várias casas senhoriais, recentemente o Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança e o Parque de Lazer de Pias.
Pias é uma povoação rica em gastronomia, lendas e tradições que ao longo dos últimos anos têm sido recuperadas, entre elas: "deixas" para o ano novo, cantares de reis e janeiras, "entrudo", corrida da comadre e do compadre, páscoa, travessuras de São João, festa em honra da santa padroeira, vindimas, magustos, desfolhadas, matança do porco, cozer do pão, presépio de rua e "enterro" do ano velho."

Coordenadas: N 41° 04.509 W 008° 04.422

Pias - Aldeia de Portugal, para Aldeias de Portugal foi criada por: Habitantes de Pias.
Esta petição foi criada em 12 Julho 2016