Pias "Aldeia de Portugal"

Para: Aldeias de Portugal

Queremos a aldeia de Pias, Cinfães na lista das "Aldeias de Portugal".

? A aldeia de Pias é uma povoação da freguesia e município de Cinfães, situada naquele que é considerado “o vale encantado” entre 150 e 200 metros de altitude na margem esquerda de um dos rios mais limpos da Europa, o Bestança e a sul do Rio Douro.

No fundo do vale, o Sol joga com este lugar às escondidas. De manhã desce lentamente pela encosta do Poente e à tarde, sorrateiramente escapa-se pela encosta voltada para o Nascente. A proximidade do rio e o facto de ter sido edificada uma ponte na idade média, determinaram a prosperidade da aldeia, já que a agricultura foi sempre a atividade principal da localidade.

Pias terá sido uma povoação importante e atrativa para todas as classes sociais, como se pode constatar pela existência de algumas importantes casas senhoriais, ao lado das quais se aninham alguns notáveis exemplares de genuína arquitetura popular. A povoação é rica em tradições, onde sobressai o folclore, mantém a prática de agricultura, as tradições religiosas, preserva também a sua gastronomia e muito das suas gentes.

Banhada por um rio de uma beleza infindável, imprescindível para o dia-a-dia dos habitantes no cultivo de campos e para fazer girar as mós dos antiquíssimos moinhos, é hoje também uma referência mundial a nível de lazer e turismo.

O património construído é também notável. No centro da aldeia, servida por antigas e pitorescas ruas de lajedo granítico, encontramos ainda uma levada de água que atravessa toda a povoação para a rega dos terrenos agrícolas, um relógio de Sol histórico, alminhas, duas capelas, várias casas senhoriais, recentemente o Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança e o Parque de Lazer de Pias.

? População Censos 2011
Pias - 73
Lodo - 47
Total do lugar - 120

? Gastronomia
Anho Assado, Arroz de Cabidela, Arroz de Costelas e Tronchuda, Cabrito, Cozido à Portuguesa, Painças, Papas, Torresmos...

? Tradições | Festas típicas
Deixas para o Ano Novo, Cantares de Reis e Janeiras, Entrudo, Corrida da Comadre e do Compadre, Touro, Páscoa, Travessuras de São João, Festa em Honra do Santo Padroeiro, Vindimas, Magustos, Desfolhada, Matança do porco, Cozer o pão, Natal, Enterro do Ano Velho...

? Lendas
Bruxas e Lobisomens, Casas assombradas, Mouras encantadas, Poço Negro...

? Ermidas | Santo Padroeiro

- Ermidas
Capela de S. Gonçalo: "Fundada por Manuel Dias e por sua esposa Maria Francisca, conforme o seu testamento lavrado a 5 de Outubro de 1675. Com o respectivo registo na Câmara Eclesiástica, obteve autorização para abertura ao culto a 19 de Janeiro de 1678."
Capela do Outeiro: "A actual Capela da invocação de Nossa Senhora foi executada no ano de 1880. Também credenciada a festa que, no terceiro Domingo de Julho, se fazia sempre na Capela do Outeiro, lugar das Pias."

- Santo Padroeiro
Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus.

? Grupos Folclóricos
Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias e Grupo Folclórico de Pias.

Coordenadas: N 41° 04.509 W 008° 04.422

Pias "Aldeia de Portugal", para Aldeias de Portugal foi criada por: Grupo de Moradores.