Queremos as Nossas Freguesias de Volta (Este S.Pedro e Este S. Mamede)
Para: Junta de Freguesia de Este (S. Pedro e S. Mamede)
A Lei 11-A/2013 determinou a extinção/agregação das Freguesias de Este S. Pedro e Este S. Mamede, todas do concelho de Braga, tendo resultado a União de Freguesias sem qualquer coerência.
As duas Freguesias resultaram da vontade das populações ao longo dos diferentes séculos.
A dimensão territorial, aliada ao número de cidadãos das Freguesias em apreço, assim como o movimento associativo ditaram uma forte desorientação e à perda de uma identidade que tanto nos caracterizou ao longo dos anos.
É premente que todo e qualquer desenvolvimento legislativo se dê antes das próximas eleições autárquicas, previstas para outubro de 2017.
Esta petição tem como principais objectivos:
1. - Apelar à Junta e à Assembleia de Freguesia para que se pronuncie contra a extinção de freguesias;
2 - Solicitar uma Assembleia de Freguesia Extraordinária para se iniciarem modos de luta, dentro da regulamentação/lei em vigor, com o intuito de fazer chegar à Assembleia da Republica a vontade da Desagregação.
Só demonstrando a nossa vontade da reposição das freguesias é que poderemos voltar a ter as Freguesias de Este S. Pedro e Este S. Mamede de volta.
Caso contrario, e como o povo é quem mais ordena, se nada se fizer entende-se que estão satisfeitos e tudo ficará na mesma.
Este S. Pedro, 11 de Junho de 2016