Redução Desperdício Alimentar

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

Esta petição tem como objectivo essencial a redução do desperdício de produtos alimentares nas superfícies de retalho, sendo que 298 mil toneladas de alimentos se desperdiçam nestas superfícies.
O desperdício alimentar é algo extremamente importante na sociedade atual, tanto por razões económicas como por questões de justiça social e ambientais:
---Anualmente, 1.3 mil milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados, o que seria suficiente para acabar com a fome a nível mundial.
---O desperdício alimentar mundial tem um custo anual de cerca de 705 mil milhões de euros.
---Este desperdício de alimentos leva também a que sejam emitidos anualmente 3,3 mil milhões de gases de efeito de estufa.

Perante este cenário, torna-se necessário adotar políticas que reduzam os custos decorrentes do desperdício alimentar.

• Exige-se que à semelhança lei italiana, pequenos mercados (área inferior a 500 m2) ao apresentarem baixos níveis de desperdício alimentar, recebam prémios monetários e incentivos fiscais.

• No que diz respeito ao desperdício nas grandes superfícies de retalho, por exemplo supermercados, quando estes ultrapassam os níveis máximos de produtos desperdiçados, devem ser punidos através de multas. Sugerimos também a obrigatoriedade de estabelecimento de contratos com instituições de caridade.

Apenas com ideias e políticas semelhantes às aqui propostas, conseguiremos reduzir os impactos negativos do desperdício alimentar a nível social, económico, e dos recursos naturais.

Esta petição foi criada em 19 maio 2016