Proteção para o Caminho de Ronda do Castelo de Silves

Para: Exma. Sra. Presidente da Câmara Municipal de Silves

CARTA DE SENSIBILIZAÇÃO

Exma. Senhora Presidente da Câmara Municipal de Silves,

Com esta carta gostaríamos de sensibilizar a Câmara Municipal de Silves para o problema grave de segurança que abrange todos os turistas que, durante a visita ao Castelo de Silves, fazem o passeio pelo caminho de ronda ao longo das ameias do Castelo. De facto, alguns troços desse percurso atingem alturas de muitos metros e não têm qualquer tipo de proteção, pelo que a possibilidade de se verificarem acidentes traumatizantes ou mortais é alta. Infelizmente esses acidentes graves acontecem, o último de que temos conhecimento aconteceu no dia 17 de abril de 2016, quando uma turista caiu do caminho de ronda, ficou inanimada, possivelmente politraumatizada e foi transportada pelo INEM em estado crítico. Poder-se-á perguntar: Quantos mais acidentes mortais ou traumatizantes serão necessários para que sejam tomadas medidas?
Como Guias-Intérpretes visitamos anualmente o Castelo de Silves com milhares de turistas e desde há muito sentimos este problema de segurança como uma falha grave no Castelo de Silves. Dada a beleza de todo o percurso, não pensamos que a solução seja fechar determinadas partes do percurso que ainda não se encontram equipadas com proteção. Consideramos sim, que a solução está na colocação de corrimões de proteção, tal como já se verifica em algumas partes do percurso. Com isso, a visita do Castelo de Silves, nomeadamente com grupos de turistas ficaria muito mais segura. Sendo a gestão da segurança dos equipamentos culturais da responsabilidade da Câmara Municipal de Silves, fazemos o apelo para a rápida solução deste problema, que muito nos preocupa.
Com os melhores cumprimentos

Guias-Intérpretes