Movimento em defesa das Aldeias do Interior de Portugal
Para: Exmo Senhor Presidente da República, Exmo. Senhor Primeiro Ministro, Exma Senhora Dra. Helena Freitas (Unidade de Missão para o Interior), Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República, Ministro da Agricultura
As aldeias do interior de Portugal estão condenadas a uma morte anunciada. Assim, pretendemos encorajar todos aqueles que (ainda)acreditam na viabilidade económica, politica, social e cultural desta parte do território nacional.
Nestas pequenas povoações existem aspectos demográficos de uma realidade onde encontramos marcas profundas das agruras da vida difícil das suas escassas populações, um campo no qual é, cada vez mais, imperioso (re)abrir as escolas cheias de sorrisos das crianças, respeitar a humanização dos idosos, restaurar as casas que acalentaram muitos Invernos, aproveitar os recursos ribeirinhos e ambientais, regressar ás terras e hortas, salvaguardar e proteger a floresta, fomentar o emprego, revitalizar os saberes ancestrais, e o precioso legado patrimonial material e imaterial, solenizar os rituais festivos comunitários, resistir ao fatalismo migratório das longas partidas e breves chegadas.
O objectivo deste alerta é que haja soluções, caminhos e estratégia que voltem a colocar no mapa do desenvolvimento as aldeias de Portugal.
Exige-se uma atitude próativa de todos os responsáveis políticos na defesa e preservação destas comunidades.
|
Assinaram a petição
22
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|