Pelo Direito à Utilização de Casas de Banho nas Estações da CP de Forma Gratuita
Para: Exmo. Senhor Presidente da República; Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República; Exmo. Senhor Primeiro Ministro; Exmo. Senhor Ministro da Saúde
7 de Março de 2016
Assunto:Pelo Direito à Utilização de Casas de Banho nas Estações da CP de Forma Gratuita
É uma medida justa e sensata.
Existem pessoas com problemas crónicos e que não se podem dar ao luxo de gastar 0,50€ por cada utilização das casas de banho, especialmente quando utilizam mais do que duas estações por dia (acrescentando ida e volta).
Estas pessoas, nomeadamente as mais idosas, fazem esforços ou para não beber água, ou para susterem a necessidade de utilizar a casa de banho. Os cafés próximos também obrigam ao consumo ou então tem-se de pagar uma "taxa" para apenas utilizar-se a casa de banho. Isto é contrário a uma política de bem-estar público que se quer de uma empresa pública, gerida pelo estado.
É lamentável os utentes pagarem bilhetes e passes sem que possam chegar a uma estação e usufruir do direito a utilizar uma casa de banho de forma livre e gratuita, sobretudo quando se tem consideração que são deduzidos impostos acrescidos ao valor destes títulos de passageiro (IVA), dinheiro que deveria ser utilizado para custear despesas de manutenção das casas de banho.
Sendo que não existem casas de banho dentro dos comboios (pelo menos, suburbanos) seria extremamente necessário que não se pagasse quando se chega à estação.
As estações poderiam beneficiar da existência de um sistema gratuito, mantendo os mesmos padrões de higiene actuais: primeiro, não haveria tanto vandalismo, pois as pessoas optam por fazer as suas necessidades na mesma mas em qualquer canto da estação, degradando assim a higiene do espaço, e segundo, melhorando a satisfação dos utentes com os serviços prestados pela empresa, renovando assim a sua motivação para reutilizar esse serviço.
A partir de dia 4 de Março começou a pagar-se em Aveiro. Até aqui, outras estações como Porto Campanhã e Porto São Bento já se pagava.
Outras simplesmente estão fechadas.
Na expectativa de uma resolução.
Atentamente,
Os peticionários.