Moinhos de Vento do Oeste de Portugal a Património Material da Humanidade - UNESCO
Para: Região de Turismo do Centro
A elevação dos moinhos de vento do Oeste Português a património da Humanidade permitirá chamar a atenção do Mundo para estas singulares peças de engenho pré-industrial, cruzamento de tantas culturas e de tantas influências, testemunhas vivas da identidade do povo Português, vivendo entre a terra e o mar, representantes da tradição e símbolo da região Oeste.
O incentivo à preservação deste património é determinante para que esta continue a ser uma herança viva da Humanidade, em vez de se tornar apenas mais uma peça de museu, perdendo significância e significado.
A proposta tem como principio reunir apoio significativo dos cidadãos para conseguir levar esta ideia com ventos favoráveis.
Salvaguardando os moinhos de vento do Oeste Português como herança da Humanidade estaremos a contribuir para a preservação e divulgação de todo um gigantesco universo de ciências, saberes e tradições que fazem parte integrante da História da evolução Humana e manteremos uma imensa quantidade de conhecimento Humano passado de geração em geração preservado do esquecimento das brumas do passado ou de um futuro incerto condenado ao vazio.
Do encontro de conhecimentos entre a terra e o mar nasceram, no século XVI, os moinhos de vento típicos da zona Oeste de Portugal, com características técnicas e tradições que os tornam singulares.
Foram uma importante fonte de receita económica e vitais para a população, maioritariamente rural, a quem serviram, utilizando a força motriz do vento, plenamente adaptados às suas condicionantes, sustentados por uma fonte limpa e inesgotável de energia.
Mais do que a conservação de paredes, madeiras, pedras, cordas e panos, aquilo que precisamos de preservar é um tesouro humano precioso, que lhes está intrinsecamente ligado. Todo um infinito de conhecimento, de “saber fazer”, de técnica, lendas, tradições, tradições orais que passam de pai para filho há gerações...esse é o legado que é urgente proteger.