Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Vamos salvar o túmulo do rei D. Dinis

Para: Ministério da Cultura

Petição que alerta para a necessidade de restauro urgente do túmulo do rei D. Dinis, no Mosteiro de São Dinis em Odivelas. O monumento do século XIV de grande valor histórico e artístico encontra-se em péssimo estado de conservação devido aos estragos provocados pelo terramoto de 1755. O túmulo do rei Lavrador - um dos monarcas mais importantes da história de Portugal - foi vandalizado durante as invasões francesas e está a cair aos bocados.
Um mês após a criação da nossa página na Internet concluímos que a maioria dos portugueses não sabe que o rei que assinou o importante tratado de Alcanices - o acordo com Leão e Castela que definiu as fronteiras terrestres do nosso país até aos dias de hoje- está sepultado em Odivelas. Quem visita o mosteiro medieval não pode ficar indiferente ao mau estado de conservação do túmulo considerado uma obra prima do Gótico em Portugal. O jacente do rei e as figuras decorativas foram mutiladas e desfiguradas ao longo dos tempos. O monumento terá sido mal recuperado no século XIX. Foram feitos muitos remendos em gesso que alteraram a fisionomia e a indumentária do rei Lavrador e poeta. Uma situação lamentável que envergonha Portugal e que só um restauro levado a cabo por especialistas poderá reverter. Vamos salvar o nosso património. Assina a petição.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.431 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.