Petição contra a discriminação no tratamento das dívidas dos clubes aos bancos / contra o prolongamento do vencimento das VMOC do Sporting
Para: Novo Banco, Banco de Portugal e Governo de Portugal
Exmos. Senhores Administradores do Novo Banco, Primeiro Ministro da República Portuguesa
Tendo tido conhecimento que o Novo Banco se prepara para conceder um perdão de dívida ao Sporting através do aumento em 10 anos do prazo de vencimento das VMOC 2016, não podemos deixar de manifestar o desacordo relativamente a esta operação.
As VMOC consistem num financiamento encapotado que permite ao Sporting aumentar artificialmente o nível de capitais de próprios da sociedade e reduzir os custos com juros uma vez que os mesmos apenas são devidos quando existirem lucros distribuíveis aos accionistas.
Além disso, a taxa de 4% para uma emissão com maturidade de 10 anos é muito inferior às taxas pagas por outros clubes nacionais para prazos muito inferiores.
Tendo em conta que o Novo Banco é uma instituição intervencionada pelo Estado, tendo beneficiado de créditos públicos no valor de 4,9 mil milhões de euros, não é aceitável que sejam mais uma vez os contribuintes a pagar pela má gestão de uma instituição privada de futebol.
Assim sendo, os abaixo assinados pedem à administração do Novo Banco e ao Governo que tomem as devidas providências para garantir a existência de um tratamento equitativo a todas as instituições. Não pode o Sporting ser alvo de um perdão de juros desta magnitude enquanto outros clubes e instituições continuam a cumprir com condições muito mais exigentes. Assim sendo, o Sporting deve pagar uma taxa de juro de mercado ou recomprar os instrumentos ao preço facial. Caso isso não ocorra o Novo Banco deve proceder à conversão das mesmas em acções ordinárias do Sporting.
Esperamos que V. Ex. tomem boa nota das nossas preocupações e que as decisões tomadas respeitem o princípio da equidade.
|
Assinaram a petição
4 596
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|