Trabalho por turnos profissão de desgaste rápido

Para: Assembleia Da Republica Portuguesa

Exmo Senhores Deputados

Com a evolução das sociedades modernas cada vez mais o trabalho vai evoluindo consoante as necessidades e face a essas mesmas necessidades cada vez mais as pessoas tem que trabalhar por turnos, mas como trabalhadores normais obedecem ás normas da segurança social para efeitos de reforma.
Ao longo dos anos tem se feito vários estudos sobre o impacto do trabalho por turnos na saúde dos trabalhadores e resultados apontam para uma maior probabilidade de esses trabalhadores contraírem doenças oncológicas ,doenças do foro psicológico e tudo somado reduz a esperança média de vida e muitos não chegam se quer à idade da reforma face a estes factos deixa-mos à consideração os seguintes pontos:
1-Redução da idade de reforma para os 60 anos.
2-Reforma imediata para quem possuir 40 anos de serviço a trabalhar nestes moldes.
3-Fim das penalizações do regime geral da segurança social para quem esteja abrangido pelo item 1 e 2
4-Em profissões que tenham acrescido à questão dos turnos , operacionalidade e trabalho que requer a aprovação médica para desempenhar a respectiva função , que a idade limite para se trabalhar nessas condições seja os 57 anos, sendo que os restantes anos até se completar 60 anos ou 40 anos de serviço sejam feitos em trabalhos de outro tipo dentro da mesma profissão.
5-Tendo em conta que tudo isto acarreta custos para o estado que seja aumentado o desconto para a segurança social sendo que a percentagem será calculada consoante a remuneração do trabalhador, criando-se escalões para o efeito.
o fundamento desta petição e no fundo o criar condições na ultima fase da vida de um trabalhador por turnos , que ao longo da sua vida além da questão da Saúde é por muitas vezes condicionado na sua vida social tendo que trabalhar em datas festivas, tendo pouca margem para programar a sua vida pessoal ,e por vezes a sua vida familiar é fortemente afectada.

Esta petição foi criada em 02 Janeiro 2016
18.784 Pessoas