Requalificação da estrada de Zouparria do Monte
Para: Câmara Municipal de Coimbra
Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Coimbra
A presente petição tem por finalidade a recolha de assinaturas com o intuito de alertar e tornar público o apelo aos dirigentes da CMC para a célere resolução dos problemas das acessibilidades da união de freguesias de Souselas e Botão, mais concretamente, para a estrada de Zouparria .
Trata-se da principal estrada que atravessa a localidade de Zouparria do Monte e que atualmente, serve não só a população local, mas também, um vasto conjunto de moradores das aldeias vizinhas bem como toda a indústria, comércio, transportes e ensino da freguesia.
É urgente requalificar a estrada da Zouparria do Monte, corrigindo o seu traçado e dotando-a de passeios pedonais e sinalização para que os veículos e pessoas possam circular em segurança.
A título de um pequeno enquadramento: a União de Freguesias de Souselas e Botão é constituída por 16 lugares com aproximadamente 5000 habitantes, 16 coletividades e várias indústrias: cimento, construção civil, mecânica, transportes, adegas, lagares e ensino.
A estrada da Zouparria faz a ligação do IC2 ao IP3 e como tal é bastante utilizada pelas populações e pelas empresas. Diariamente passam centenas de viaturas particulares que se dirigem aos principais itinerários e inúmeras viaturas de empresas. A faixa de rodagem é estreita não permitindo que o cruzamento de veículos seja feito em segurança, possui várias curvas e uma delas é bastante fechada pelo que a visibilidade é muito reduzida e como tal já foi motivo de vários acidentes rodoviários.
É público que o terreno para a correção do traçado da estrada em questão já foi adquirido há alguns anos estando apenas em falta, também há vários anos, a boa vontade do Município para o início das obras.
Esperemos que não seja preciso um acidente entre um dos diversos autocarros que transportam crianças e um dos vários camiões que se cruzam diariamente nesta estrada para que esta questão seja resolvida.
Atenciosamente,