Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição - Selecção Nacional de Patinagem de Velocidade no Campeonato do Mundo

Para: Federação de Patinagem de Portugal

Escândalo na patinagem em Portugal

FPP impede estafeta nacional de defender bronze conquistado no Mundial da Argentina 2014 … e convoca para o mundial na China Taipé patinadora de velocidade que abandonou a modalidade há 3 meses!

A notícia caiu que nem uma “bomba” na família da Patinagem de Velocidade em Portugal, a equipa que obteve, de forma gloriosa, a primeira medalha num campeonato mundial desta disciplina, no escalão de seniores masculinos, conseguindo o bronze no mundial do ano passado na Argentina, não foi convocada para o campeonato mundial de 2015 que se realizará em Novembro próximo na China Taipé.

Desde 2001, pela mão do selecionador Prof. Carlos Batista, que Portugal passou a fazer parte dos medalheiros dos campeonatos europeus, mais tarde em 2008 e 2009, Diogo Marreiros e Martyn Dias fizeram ouvir a “portuguesa” ao sagrarem-se campeões europeus de juniores. Os feitos e elevação do nome do nosso país, na Patinagem de Velocidade, continuaram em 2009 com a primeira medalha mundial de um patinador português, Martyn Dias, bronze no mundial de juniores na China. Em 2014 dois grandes e inéditos feitos, as medalhas de bronze, em estafetas, no Europeu e depois no Mundial, através de Diogo Marreiros, Martyn Dias e Ricardo Esteves.

Se a contestação, primeiro à saída, por falta de condições, não colocadas em ação pela FPP, para continuar o excelente trabalho levado a cabo pelo Prof. Carlos Batista, em 2010, foi manifestada pelos clubes nacionais, no ano passado a falta de organização na participação de patinadores lusos em europeus e mundiais, com mau planeamento de viagem, convocatórias muito atrasadas e deixando os patinadores numa angústia, com reflexos negativos no treino e preparação para as grandes provas, associado à escolha de hotéis e locais de estadia, muito longe das competições, obrigando os patinadores a ficarem perto de 10/12h por dia no local de competição e treino, sem o devido e adequado descanso, teve o seu ponto máximo na deslocação ao mundial da Argentina, sem local de estadia marcado e mudando de hotel em cada um dos primeiros dias no país das “pampas”.

Mas o pior estava para vir com uma convocatória para o mundial que ninguém percebe, pois foi convocada uma patinadora Junior B, Daniela Rodrigues, para um Mundial de Juniores A (patinadoras com mais dois anos de idade), mas sobretudo porque a patinadora convocada “arrumou os patins” após o Europeu de Julho na Áustria, não treinando, nem competindo, nos nacionais, nem no torneio organizado pelo seu clube, desde há perto de 3 meses. Maior incredulidade, entre a comunidade da Patinagem de Velocidade, quando esse fato foi comunicado pela patinadora, pelo treinador e pelo clube ao comité de Patinagem de Velocidade e ao selecionador, antes do processo de convocatória … ridículo, espantoso e surrealista!

Diogo Marreiros, em Abril deste ano, no maior/melhor torneio do mundo, 3 Pistes, em França, venceu a prova de 1Km, derrotando o campeão e vice campeão mundial da distância, bem como outros campeões europeus e mundiais de outras provas, numa das melhores provas desta época da Patinagem de Velocidade internacional. Este patinador, a maior referência da modalidade em Portugal esteve lesionado, foi operado a um quisto sinovial, no malélo, com sucesso, numa recuperação que levou perto de 4 meses e teve a sua conclusão em setembro, impedindo-o de competir no Europeu, mas já se apresentando bem nos Nacionais, onde se sagrou campeão nacional e num torneio internacional, onde conseguiu alcançar o pódio, competindo com dois campeões europeus. Ele e o seu colega de equipa Martyn Dias, ambos patrocinados pela equipa BONT, são dois dos mais destacados patinadores europeus, tendo em 2014 sido campeão e vice campeão da Taça da Europa em fundo, e também não fazem parte desta convocatória, deixando incrédulos sites revistas da especialidade por toda a Europa, bem como os seus patrocinadores. A equipa portuguesa de estafeta, mesmo sem o seu melhor patinador, Diogo Marreiros, devido a lesão, substituído por David Pedro, conseguiram, mesmo assim o 4º posto no europeu de Pista. Mas, mesmo assim, não merecem a escolha para defender a medalha conquistada em 2014. na Argentina.

Mais, a patinadora individual, Andreia Canha, obteve o 4º lugar na maratona do Europeu de Julho de 2015, a 34 centésimos da medalha de bronze e a 90 centésimos do título europeu, não foi convocada para o Campeonato Mundial de novembro de 2015.

GUERRA ABERTA ENTRE OS CLUBES E A FEDERAÇÃO

Com tudo isto a gota de água que faltava transbordou o copo, que desde há muito estava cheio, e no último campeonato nacional, os clubes reuniram-se e transmitiram à FPP e ao comité de Patinagem de Velocidade de Portugal uma mensagem clara: BASTA!

Basta de decisões erradas, mau planeamento, convocatórias ridículas e fora de prazo, desrespeito pelos patinadores, clubes, treinadores e dirigentes, tornando clara a falta de confiança e o reconhecimento da incapacidade e incompetência por parte do selecionador nacional e comité de patinagem e velocidade, redigindo uma carta a solicitar a revogação da convocatória, a convocação da equipa das estafetas e marcando reunião para assumir posições mais fortes em relação aos orgãos e elementos da FPP. Demonstraram o seu espanto e estranheza pela convocatória, até porque no CONTRATO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO, assinado em 26 Março de 2015, pelo IPDJ e pela FPP, o estado entregou um milhão e quatrocentos mil euros à FPP, no qual consta uma verba de 34 mil euros para participação neste Campeonato Mundial de Patinagem de Velocidade, com 9 patinadores e 3 acompanhantes (técnico, dirigente e fisioterapeuta), com objetivo de alcançar os cinco primeiros lugares em Seniores e em Juniores… Muito ESTRANHO E SUSPEITO!?!

Artigo da autoria de Paulo Batista, retirado do site Planeta Desportivo quinta-feira, 15 de outubro de 2015



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 26 outubro 2015
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
300 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.