Uma Homenagem Toponímica à Digníssima Infanta Dona Maria filha de El Rei Dom Manuel I e da Rainha Dona Leonor em Carnide
Para: Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Junta de freguesia de Carnide
Não há, em Lisboa, qualquer homenagem toponímica à Infanta Dona Maria.
Não há avenida, nem rua, praça, largo, beco, boqueirão, travessa, impasse, escadinhas: nada com o seu nome!
Que seja atribuída uma homenagem toponímica à Digníssima Infanta. Dona Maria filha do Rei Dom Manuel I e da Rainha Dona Leonor.
Para quem não sabe, a digníssima Infanta Dona Maria de Portugal, foi a principal benfeitora do sitio de Carnide exemplos disso, são o Hospital da Luz, atual Colégio Militar e o Santuário de Nossa Senhora da Luz, conhecido como Igreja da Luz. Além destas, outras importantes obras encontram-se espalhadas pela cidade de Lisboa " Igreja de Santa Engrácia".
É chegada a altura de colmatar a lacuna, dando nome da Digníssima Infanta Dona Maria de Portugal a uma Avenida, Praça ou Rua, de Lisboa ou da freguesia de Carnide!
Enaltecemos a grande dimensão e nobreza, desta grande mulher, apesar do seu belo rosto, um dia ser estampado numa das nossas notas de escudo, ela sempre foi ignorada por nós, exigimos que lhe seja feita a homenagem a que tem direito.
Dando inicio à luta, exijo que seja atribulado o nome de Infanta, Dona Maria, filha de Dom Manuel I e da Rainha Dona Leonor a uma das vias de Carnide.
Porque no centro de tantas figuras reais que Portugal teve, encontra-se a Infanta Dona Maria de Portugal, um nome Digno, pela sua beleza, inteligência, bondade e pela sua grandiosidade.
Carnide,
Vítor Bom Norte