Criação "Dia da Inclusão"
Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,
“A inclusão social é um direito e um dever de todos nós!”
Em Portugal, a inclusão tem ainda um longo caminho a percorrer. A falta de informação e conhecimento sobre o tema leva à inércia da exclusão, mesmo que inconsciente, seja por condições de deficiência ou desigualdade social.
O tema “inclusão” assume, nos dias de hoje, uma presença cada vez mais frequente nas áreas educacionais, sociológicas, éticas e políticas, sendo que 90% das pessoas não sabe ainda diferenciar os conceitos de integração e de inclusão.
A inclusão tem sido uma prioridade nos discursos de todos os governos mas não é, ainda, a realidade que se vive na sociedade portuguesa. Podemos referir, como exemplo, que todos os dias, em pleno séc. XXI, há crianças com deficiência a quem lhes são barrados acessos tão básicos como a escola, atividades, terapias, transportes, entre outros.
É necessário que a inclusão esteja na linha da frente da missão das estruturas sociais, institucionais e políticas, sendo imperativo dar-lhe o devido seguimento. A criação do Dia da Inclusão segue as linhas prioritárias de desenvolvimento nacional e europeu e trará a todos uma nova dinâmica de missão a que muitos, sabemos, se quererão juntar.
Existe uma enorme capacidade de evolução, e por isso é urgente que a sociedade não seja desincentivada por atitudes, preconceitos ou barreiras. Criar o Dia da Inclusão é inscrevê-la como missão prioritária para a nossa sociedade e potenciar mudanças positivas nas instituições e no desenvolvimento do país.
Uma iniciativa do Blogue “amaedamaria.com”