Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pedido de Exumaçao de Dom Manuel II !

Para: Assembleia da Republica Portuguésa

Pelo esclarecimento da verdade histórica, solicitamos que o estado português proceda a uma autopsia forense no sentido do cabal esclarecimento desta morte!Muitos portuguéses tém duvidas sobre as causas da morte de D. Manuel II foram ao longos dos anos assunto tabu na sociedade portuguesa.


Oficialmente o Rei morreu de um edema da glote a 2 de Junho de 1932 em Fulwell Park em Londres.

Por se tratar do Rei à época dispensou-se a autópsia, mas o médico foi exonerado da Real Câmara.

Curioso pourque existem duas versoes!

1 versao
A morte do Rei
A 1 de Julho, de 1932 D. Manuel II foi a Wimbledon assistir a um jogo de ténis, à saída sente-se mal da garganta; de regresso a Fulwell Park sente-se pior, manda chamar o seu médico. Lord Dawson proíbe-o de sair de casa no dia seguinte. Não sai mas sente-se cada fez pior. Vai a Londres consultar um especialista que, depois de o observar, o mandou recolher à cama.
D. Manuel voltou a casa, a situação é cada vez mais aflitiva, sufoca. Foi chamado um médico local que foi incapaz de fazer uma operação muito simples - abrir exteriormente a garganta, que teria salvado o rei. D. Manuel II pede um tubo de borracha e por gestos indica que lhe abram as janelas. Um edema da glote estrangulava-o. Morre a 2 de Julho de 1932.
No dia seguinte os jornais portugueses anunciavam a morte de «D. Manuel de Bragança, ex-rei de Portugal» e referiam-se a ele em termos elogiosos.
As exéquias religiosas do rei têm lugar na Catedral de Westminster com a presença dos inúmeros amigos portugueses, Reis e representantes das casas reais europeias, membros do governo britânico, embaixadores de Portugal, Brasil e França, Afonso XIII, ex-rei de Espanha, também no exílio e o Duque de Gloucester, também em representação do pai, Jorge V.
Chegam a Lisboa os restos mortais do nosso último monarca, transportados pelo cruzador britânico Concord (2 de Agosto). A morte do rei, no exílio inglês, coincide com a ascensão de Salazar à chefia do governo, e no primeiro conselho de ministros do mais longo gabinete da história portuguesa, o novo chefe decide promover funerais nacionais ao falecido.

2 versao
Alfredo Côrte-Real
No dia 2 de Julho de 1932 . . .

Sorridente, mas cansado, El-Rei despediu-se de Sua Augusta Mãe a Rainha Dona Amélia que regressava, também para o Seu exílio em França – o exílio levara-os para Inglaterra, a Dona Amélia para Abercorn, Richmond Hill, Surrey e depois para Fulwell Park onde fixou residência Dom Manuel II.
Depois das despedidas, o último Rei de Portugal foi assistir ao Torneio de ténis de Wimbledon, desporto que praticava com mestria e que seguia atentamente.
Como se sentia indisposto, consultou um médico que lhe diagnostica ‘nada de grave‘. El-Rei recolhe-se para Fulwell Park, a casa em Twickenham, nos arredores de Londres, (apenas a meia dúzia de Quilómetros de onde vivo), que Lhe serve de residência durante os cerca de 20 anos de Rei no exílio. Escusa-se a assistir ao casamento da filha do seu imediato António Pereira que decorre nos jardins do Monarca. Os convivas tentam fazer o mínimo ruído possível para não incomodar o Rei.
Dom Manuel II sente-se muito mal e falece, sozinho no seu quarto, inesperadamente, asfixiado por um edema da glote. Pouco depois, é descoberto por Dona Augusta Victoria que chama o médico, mas já nada havia a fazer, pois El-Rei partira, aos 43 anos, para a Casa do Senhor.
Paz à sua Alma, Digníssimo e Nobre Senhor.





Qual a sua opinião?

Pedido de Exumaçao de Dom Manuel II !, para Assembleia da Republica Portuguésa foi criada por: a monarquia no passado e no Futuro.
Esta petição foi criada em 28 agosto 2015
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
77 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.