Para conhecimento, seguiu hoje por correio registado a seguinte carta para o Exmo Senhor Presidente da Câmara de Castro Marim Sr Doutor Francisco Augusto Caimoto Amaral.
"Lisboa, 21 de Setembro de 2015
Exmo. Senhor Presidente do Município de Castro Marim
Na qualidade de Proprietários e Utentes do Aldeamento da Retur / Praia do Cabeço, somos pelo presente a dar conhecimento a V. Exa que decorre uma Petição Pública denominada "Queremos a RETUR de Volta" registada no site peticaopublica.com (*1) que visa alertar V. Exa para o global descontentamento e o esgotar de paciência de toda uma população que ano após ano assiste ao crescente e insustentável estado de degradação de tão nobre espaço. Este movimento cívico dá voz a todo o grupo de proprietários e amigos da Retur profundamente lesado, que investiu no Concelho de Castro Marim, que paga os seus IMI's e restantes impostos e que exige os seus direitos perante um aldeamento virado estaleiro e cuja responsabilidade de tal ato parece morar em lugar incerto...
São 12 anos de uma situação incompreensível sob o ponto de vista de direito público, social e ambiental, e torna-se inacreditável que um país e região intimamente voltados para o Turismo permitam que tão precioso recurso permaneça completamente abandonado representando até um perigo latente. Junto enviamos imagens que demonstram o estado lastimoso e de abandono a que a RETUR foi conduzida podendo comprovar que, em alguns casos, são um risco público pondo em causa a vida e saúde de quem lá reside.
Contamos já com mais de 450 assinaturas e pelos comentários efetuados por uma boa parte dos assinantes poderá comprovar a insatisfação e raiva relativamente ao estado a que chegou a RETUR. Convidamos V. Exa. a conhecer e a visitar a página do facebook criada para agrupar e mobilizar os Amantes da RETUR (*2).
Os principais objetivos desta petição são solicitar à Entidade Camarária que atue sobre os pontos de recuperação e melhoria enunciados e entregar a petição na Assembleia da República pedindo assim a respetiva audiência e abertura de um inquérito, bem como a global divulgação em todos os meios de comunicação social existentes ao nosso alcance.
Também para conhecimento de V. Exa., e a decorrer em paralelo com esta petição, estamos a levar cabo a iniciativa de reativação da APPG - Associação de Proprietários para a Qualidade Urbana E Ambiental No Pinhal Do Gancho, de maneira a que todos os proprietários de forma organizada e a uma só voz, constituam por associativismo um representante de todos os seus interesses.
Em nome de todos os signatários da petição, dos proprietários e amigos utentes da RETUR, pedimos a vossa melhor atenção para o tema e que satisfaça todas as premissas e solicitações do documento, uma vez que nos encontramos firmemente empenhados em levar até as últimas consequências este caso, inclusive e caso necessário, a judicial. Manifestamos igualmente a nossa disponibilidade para, em conjunto com a Câmara, tomar as iniciativas necessárias para reabilitar um espaço que tanto nos diz e pelo qual lutamos todos os anos.
Este ano é o ano de começar a fazer acontecer.
Subscrevemo-nos com máxima atenção e consideração
Grupo dos Amigos e Proprietários do Aldeamento da RETUR
*1 – Endereço de Internet da Petição Pública
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT78206
*2 – Endereço da página Facebook – Queremos a RETUR de Volta – Praia do Cabeço
https://www.facebook.com/QueremosaRETURdeVolta?ref=hl
Documentos Anexos
A) Petição Pública
B) Imagens Actuais da RETUR