Passadeiras elevadas para Segurança dos Peões

Para: Câmara Municipal de Odivelas, Junta de Freguesia de Odivelas

Exms srs,

O objetivo da presente Petição Pública é aumentar o nível de segurança rodoviária. Pretende-se que sejam construídas passadeiras elevadas à altura do passeio melhorado as passadeiras situadas em dois dos principais pontos de passagem do tráfego rodoviário em Odivelas (Colinas do Cruzeiro) que são em concreto a Av. das Acácias junto ao Modelo e a Av. Magalhães Coutinho.

Vejamos;

A Av. Magalhães Coutinho nas Colinas do Cruzeiro em Odivelas é uma estrada que num dos sentidos tem um plano inclinado antecedido de uma rotunda principal que liga a Av. das Acácias e a Av. Magalhães Coutinho onde por dia circulam com toda a certeza milhares de viaturas. Acresce que a poucos metros desta rotunda tanto na Av. das Acácias e na Av. Magalhães Coutinho existe uma passadeira para peões, no entanto o nível de segurança que proporciona aos peões é muito reduzido.

Como morador observo constantemente ser um local recorrente em episódios de acidentes de viação e de sucessivos sustos por parte dos peões na zona das passadeiras devido à reduzida proximidade da rotunda, à falta de visibilidade provocada pelos estacionamentos irregulares e essencialmente devido à velocidade que os automobilistas imprimem quando entram ou saem na rotunda. Tudo isto é agravado por ser uma zona residencial ladeada de comércio, por existir constantemente estacionamento em dupla fila o que retira visibilidade aos automobilistas e aos utentes das passadeiras aumentando desta forma em muito o risco de alguém ser atropelado.

Desta forma o grupo de cidadãos abaixo assinado vem por este meio solicitar às autoridades competentes - Câmara Municipal de Odivelas e Junta de Freguesia de Odivelas, a intervenção urgente naqueles troços de estrada ao exemplo do que já tem vindo a ser feito nesta urbanização de modo a serem construídas nestes pontos passadeiras sobre-elevadas, que obriguem os condutores a reduzir a velocidade visando garantir a melhoria das condições de segurança de quem ali passa diariamente.
.

Esta petição foi criada em 20 julho 2015