Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Em Defesa da Continuidade Pedagógica 1º ciclo Ensino Básico

Para: Ministro da Educação e Ciência

Como é do domínio público , no ano lectivo 2014/2015 o concurso de colocação de professores devido a um erro dos serviços do Ministério de Educação e da Ciência na aplicação da fórmula de classificação de professores levou a que vários professores contratados começassem a dar aulas somente em Outubro. Este erro foi assumido pelo Sr. Ministro mas não foi até agora, final do referido ano lectivo, avançada nenhuma garantia de que os contratos assinados em Outubro fossem considerados anuais, e portanto os professores regulares quanto à sua colocação, promovendo a possibilidade de renovação do seu contrato na mesma escola, caso haja interesse de ambas as partes.

No caso das crianças que acabam de integrar a escolaridade, com a entrada no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, a qualidade do ensino depende em muito da continuidade pedagógica assegurada pela manutenção do(a) professor(a), sendo o único ciclo em que só há UM professor responsável.
Esta continuidade promove a coerência nos métodos utilizados e, ao mesmo tempo, um conhecimento dos alunos que permite ao professor(a) orientar o ensino, optimizando ao longo dos anos a abordagem individual e colectiva na educação dos alunos. A relação que estes estabelecem com o(a) professor(a) durante estes primeiros anos de escolaridade é também muito relevante para o desenvolvimento da sua estabilidade emocional e da auto-confiança.

Este é o caso dos nossos educandos, que integraram em 2014/2015 o 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico Público, e cujo percurso escolar não podemos deixar afectar pelas perturbações informáticas acima referidas.

Vimos por este meio, solicitar ao Sr. Ministro que assegure desde já que os professores colocados em Outubro de 2014 tenham a possibilidade de candidatar a renovação do seu contrato na mesma escola e com a mesma turma.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 11 junho 2015
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
94 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.