Recolha de assinaturas para lista candidata à APTAP
Para: Técnicos de Anatomia Patológica sócios da APTAP
Lista que se candidata:
Direcção Nacional:
Presidente - Sandra Carvalho
Vice-Presidente - Filipa Joia
Vice-Presidente - Solange Reis
Vogal - Rute Grou
Vogal - Emanuel Pereiro
Vogal - Helena Graça
Vogal - Manuela Novo
Mesa da Assembleia Geral:
Presidente - Ana Rita Ferreira
Vice-Presidente - Celeste Vaz
Vogal - Carla Pinheiro
Conselho Fiscal:
Presidente - Ana Margarida Santos
Vice-Presidente - Ana Rita Silvestre
Vogal - Raquel Abrantes
Programa Eleitoral – Triénio 2015-2018
Objetivos da Associação Portuguesa de Técnicos de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica (APTAP)
A APTAP tem como objetivo principal fomentar e defender os interesses da profissão, zelando pelo reconhecimento social, dignidade e prestígio dos Técnicos de Anatomia Patológica. Procura igualmente promover, individualmente e/ou em conjunto com outras organizações, a constante atualização dos seus membros através do incentivo à formação e à valorização científica, cultural e profissional.
Para realizar os seus objetivos, a APTAP procurará:
- Representar os associados na defesa dos seus interesses comuns e específicos e ainda nos seus direitos profissionais;
- Defender a ética e a deontologia da profissão, zelando para que sejam cumpridas por todos os profissionais;
- Promover o desenvolvimento da Profissão, colaborando com organismos nacionais e internacionais relevantes na política nacional de saúde;
- Intervir diretamente na definição da política de ensino da profissão, através da cooperação na formulação de currículos e programas de ensino da especialidade, bem como de leis que procurem regulamentar o ensino e exercício profissional;
- Prestar colaboração técnica e científica solicitada por qualquer entidade pública ou privada, quando exista interesse público ou para a profissão;
- Divulgar a imagem dos Técnicos de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica junto das autoridades, das outras profissões e do público em geral, com vista a impulsionar o reconhecimento público da profissão;
- Promover o espírito de grupo e união entre os membros da associação, procurando fomentar as relações de amizade e solidariedade entre os profissionais;
- Fomentar e organizar congressos, encontros, seminários e ações de formação que se considerem relevantes para o progresso e aperfeiçoamento científico dos seus associados.
Linhas orientadoras do programa
1. Orgânica Organizativa
1.1. Angariação de novos Sócios
A força da associação passa em grande medida pelo número de sócios que a compõem e pela representatividade dos seus profissionais, pelo que pretendemos estimular os técnicos e estudantes de Anatomia Patológica a fazerem-se sócios da APTAP.
Desta forma, pretendemos oferecer benefícios exclusivos para sócios, tais como, desconto em congressos, seminários ou outras ações de formação patrocinadas pela APTAP; desconto em produtos ou serviços mediante parcerias, acesso exclusivo à revista mícron e acesso a concursos para bolsas de investigação.
1.2. Atualização da base de dados de Sócios
Procurar-se-á manter atualizada a base de dados dos sócios, com a permanente introdução dos dados relativos a novos associados bem como a atualização de contactos e informações relevantes dos atuais associados.
1.3 Cobrança de Quotas
Uma das políticas a desenvolver é o incentivo ao pagamento das quotas. Assim, manteremos o processo de informação anual aos sócios das quotas em dívida e tentaremos introduzir o método de pagamento por débito direto de forma a facilitar o processo. Continuando a existir a opção de pagamento por transferência bancária e cheque.
Na possibilidade de pagamento por débito direto, os sócios terão benefícios.
Tentaremos também introduzir um método de pagamento fracionado (em três vezes).
1.4 Criação do Cartão de Sócio
Pretende-se atribuir a todos os membros um Cartão de Associado da APTAP. Mediante futuros protocolos procurar-se-á que este permita obter descontos em eventos científicos e alguns bens e serviços.
2. Comunicação com os Associados
Uma Associação só pode ser verdadeiramente representativa dos seus Associados quando com eles consegue estabelecer um elo de ligação forte que permita conhecer os seus pontos de vista e responder aos seus anseios. Para que isso aconteça é necessária uma permanente comunicação bilateral entre Associação e Associados, que deve ser desenvolvida através de diferentes meios.
2.1 Página da Internet
Uma das prioridades da Associação será melhorar o sítio da internet, contendo informação sempre atualizada e relevante, e possuindo um interface simples e apelativo com página pessoal e agregação de um fórum de discussão. Este fórum procurará promover o debate e a partilha de conhecimentos; e o aumento da troca de informação entre técnicos e com a APTAP.
2.2 E-mail
Pretendemos continuar a comunicação via e-mail, onde os sócios poderão enviar as sua dúvidas, opiniões e sugestões.
3. Apoio ao Desenvolvimento Técnico-Científico
O reconhecimento dos Técnicos de Anatomia Patológica enquanto profissionais qualificados e com uma elevada especialização depende, em grande medida, da formação que têm e das atividades de cariz científico que conseguem dinamizar. Assim, é nosso objetivo desenvolver esta área da Associação, individualmente ou em colaboração com outras entidades da área da saúde, nacionais e internacionais.
3.1 Mícron – Revista Técnica de Anatomia Patológica
Pretendemos manter a periodicidade de publicação da revista mícron, estimulando a participação dos associados e tornar o acesso a esta publicação exclusivo para sócios.
3.2 Congressos
Consideramos fundamental continuar a promover o Congresso Técnico de Anatomia Patológica. À Associação cabe incentivar diferentes grupos a organizar este e outros eventos científicos (workshops e jornadas), proporcionando-lhes todo o apoio logístico e humano necessário.
Propomos também desenvolver esforços no sentido de realizar outros congressos durante o triénio, que estimulem a interdisciplinaridade, contando com a presença de estudantes, técnicos, médicos e outros profissionais de áreas de interesse.
3.3 Atribuição de Bolsas de Investigação e Prémios
Defendemos o incentivo à investigação e a valorização da atividade científica dos técnicos de Anatomia Patológica. Nesse sentido, iremos desencadear esforços no sentido de encontrar patrocínios que nos permitam atribuir uma bolsa de investigação na área e/ou um prémio de mérito, podendo surgir a possibilidade de, em parceria com os estabelecimentos de ensino da área, atribuir bolsas escolares por mérito.
3.4 Grupos de Interesse
Incentivamos a continuação dos atuais grupos de interesse e a criação de novos que fomentem o conhecimento aprofundado de uma área e a troca de informações e saberes; como por exemplo microscopia eletrónica, biologia molecular ou neurociências.
Pretendemos melhorar a comunicação e o apoio dado a estes grupos.
4. Interação da Associação com outras entidades
Propomos desenvolver o intercâmbio com outras Associações nacionais e internacionais de modo a estabelecer parcerias de cariz técnico-científicas.
5. Ação Política
Pretendemos participar ativamente no Fórum das Tecnologias da Saúde e em reuniões sindicais, levando propostas concretas que permitam uma maior afirmação da nossa profissão. Estamos igualmente empenhados em promover a discussão sobre as novas competências dos Técnicos de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica, em virtude de novas formações e áreas de interesse que começam a emergir.
Tentaremos também continuar a sensibilizar para o cumprimento do código deontológico da profissão.