ECIN - Aumento do valor pago aos bombeiros

Para: Assembleia da República

ECIN

A Equipa de Combate a Incêndios (ECIN) está sediada no respectivo quartel em permanência, ou seja, 24 horas por dia. Normalmente durante os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro. Salvo anos com condições meteorológicas que obrigam ao alargamento deste período, nos quais por ordem da ANPC - Autoridade Nacional de Protecção Civil - a equipa ECIN pode ser activada nos meses de Maio e Outubro.
O ECIN está integrado no Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) de âmbito nacional composto por meios terrestres e meios aéreos.
O ECIN tem por missão o combate a incêndios florestais quer dentro da área de actuação do respectivo corpo de bombeiros, quer fora deste por requisição do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS).

O ECIN é composto por 5 elementos:
·1 chefe de equipa;
· 4 Bombeiros

Existe também os dispositivos CRIF, GRUATA), GRIF, entre outros que merecem a nossa atenção e o nosso respeito.

O valor que um bombeiro recebe por 24 horas de combate às chamas (ECIN) é de 45 euros.
Valor esse que não dignifica o posto de bombeiro.
Bombeiro esse que coloca a vida em perigo para salvar os bens da população, que luta horas sem fim a combater as chamas, exposto a imensos perigos, perigos esses que custam a vida aos bombeiro causam dados psicológicos e físicos, e em troca os bombeiros recebem 1.87€ a hora, tendo em conta que o almoço e o jantar é por conta do bombeiro, salvo a excepção se o bombeiro se encontra a combater o fogo as refeições são "fornecidas pela logística".

Pedi-mos que todos divulguem e assinei, pois com "luta" poder-mos conseguir melhores condições.

Pedi-mos um debate para rever o valor e pensarem um pouco nos bombeiros portugueses e do que representam para Portugal.

Esta petição foi criada em 26 maio 2015
2 045 Pessoas