Passadiço Seguro
Para: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Caminhar no passadiço e atravessar EN 326 em condições seguras.
No sentido de evitarmos que alguma tragédia aconteça, vamos todos unir esforços e fazer alguma coisa para que se faça algo no sentido de evitarmos essa possibilidade.
O passadiço no rio Uíma é sem dúvida uma mais valia no concelho, principalmente para as freguesias em que passa, assim como para a população e utilizadores, mas temos que ter a consciência da responsabilidade e do risco em que colocamos as pessoas em que nele todos os dias passam e usam.
O local de risco eminente a que me refiro, é a passagem na Rua Principal EN 326, na ponte nova Lobão-Fiães. É um local com muita participação e onde concentra muitas pessoas para os seus passeios diários no passadiço, assim como para as atividades de ginástica no parque das máquinas, pois têm que atravessar a rua do parque de estacionamento para lá.
Aqui verifica-se o risco, pois quem circula no passadiço vê-se na necessidade de atravessar a estrada N 326 de forma a continuar sua caminhada, sobre o risco violento da circulação automóvel que lá passa, sobre o excesso de velocidade causada pela dimensão da recta e sem saberem da passagem do passadiço, pois não existe nenhuma informação nesse sentido. De salientar que andamos muitas vezes com crianças, que andam de forma livre e a brincar, correndo o risco de se distraírem e não se aperceberem da estrada em questão.
Pretendemos uma passagem segura no local de forma a que se continue a percorrer o passadiço de forma tranquila, usufruindo do lazer e da beleza que o mesmo nos presenteia.
Rui Mota