Cozinheiros Profissão de Desgaste Rápido

Para: Exmº Senhor Presidente da Republica; Exmº Sr Primeiro Ministro; Exª Srª Deputada Mariana Mortágua; Exmºs Senhores Deputados

Existe uma lista considerável de profissões de desgaste rápido, mas as mais exemplificativas são aquelas que estão sujeitas a dois factores primordiais: stress e condições de trabalho adversas. Basta pensarmos, por exemplo, em alguém que trabalhe por turnos, o que faz com que nunca tenha horários definidos e que esteja constantemente a contrariar o ritmo biológico. A longo prazo, o desgaste é maior.
O meu intuito nesta petição é informar e acrescentar factores que a NOSSA profissão de COZINHEIRO/A/ CHEFE DE COZINHA tem como mais que suficientes para que sejamos considerados como tal, e portanto mais respeitados:

Trabalhamos por turnos;
Entramos de manhã e podemos sair de madrugada;
Saímos á Meia-Noite e por vezes entramos ás 7 ou 9 da manhã;
Mudamos os horários e dias de folga todas as semanas e por vezes todos os dias;
NUNCA tivemos um Fim-de-Semana com a Familía, Natal, Fim-de-Ano, Páscoa, Aniversários dos filhos ou restante família;
NUNCA Tivemos férias no Verão;
Trabalhamos em ambientes fechados com ar rarefeito com temperaturas acima dos 45 graus
Temos 30 Minutos por dia para a refeição por vezes nem isso.
Entramos sempre antes e sdaímos sempre depois, pois á hora de entrada já temos que estar fardados e preparados, á saída acontece o mesmo, esse tempo devería ser integrado dentro do horário de trabalho, pois tira-nos mais uma hora antes e depois do serviço e de cada turno.
Entramos mais de 35 vezes por dia em câmaras de refrigeração e congelação,
Respiramos ar de condutas e por vezes atmosferas perigosas e produtos químicos desengordurantes;
Não vemos a luz solar, trabalhamos sob luzes artificias durante períodos de 8, 10, 12 14 horas ás vezes mais;
Horários repartidos (No mesmo dia entra e sai duas vezes do trabalho, farda-se e desfarda-se 2 vezes, toma banho 2 vezes e vem a casa e volta2 Vezes);
Trabalhamos com material perigoso, facas, serras-electricas, fiambreiras, cutelos, panelas basculantes, fritadeiras com óleos ferventes, abre-latas, pisos escorregadios, e sob tectos falsos, lã de vidro etc;
Trabalhamos em frente a fogões potentíssimos, a gás , vitrocerâmica ou chapas incandescentes, grelhas, fumo de carvão, fumo de alimentos queimados, vapor de cozinhados, fogo vivo de grelhas, cinza de carvão, etc...;
Trabalhamos sob um ruído constante e permanente durante TODO o horário; Filtros, exaustores, motores de frigoríficos e congeladores, Máquinas de lavar louça industriais etc...;
Usamos diariamente produtos desinfectantes nas Mãos e nas bancadas de trabalho;
Todos os minutos de trabalho são efectuados de pé;
Carregamos diariamente cargas excessivas e criamos lesões na coluna;
Trabalhamos numa pressão intelectual em que nos são pedidos resultados diariamente;
Para além dos acima referidos que maioritariamente se associam aos cozinheiros de produção, ainda acresce aos chefes o seguinte:
A produção em média são 5 Horas do acima referido, depois vem a hora do stress, quando chegam os clientes, só comparável a uma Pit-Stop(Box da Fórmula 1) Só que em vez de segundos é uma Pit-Stop de 6 Horas em que o stress psíquico, a relação com os colegas, a rapidez de processos e o perigo são enormes, por vezes não há tempo para beber um copo de água ou ir á casa de banho. A exigência dos clientes, a gestão de reclamações em tão breve período gera uma actividade cereberal e física fora do comum, uma concentração enorme que depois só acalma passadas 3 Horas de terminar o serviço e de tomar um banho, mas poucas horas depois começa tudo do zero, de novo
Nas chefias ainda acrescem factores como os horários intermináveis, as reuniões com a direcção, as exigências do patronato, os objectivos a cumprir, a gestão de equipas e toda a responsabilidade da segurança alimentar dos clientes e da segurança física das cozinhas.

Por isto e por mais que todos Nós e Vós sintam e concordem e queiram acrescentar, venho pedir-Vos que assinem esta PETIÇÃO!
MUITO OBRIGADO A TODOS!

Frederico de Oliveira