Manifesto Para uma Cidade das Pessoas Contra o encerramento da Drogaria S.Pereira & Leão, ou a sua transformação num pastiche vintage

Para: Joana Craveiro, Giacomo Scalisi, Catarina Requeijo, João de Brito, Luís Godinho e o projeto Teatro das Compras

Manifesto Para uma Cidade das Pessoas

Na iminência do encerramento de mais uma loja centenária na Baixa de Lisboa, fruto da especulação imobiliária e da gula turística de construir mais um hotel e aumentando a renda para níveis não comportáveis pelos pequenos comerciantes;
Na iminência de um despedimento de três funcionárias, que são elas próprias uma memória viva da Baixa;
Na iminência de Lisboa deixar de ser uma cidade das pessoas para passar a ser uma cidade de lucro fácil à conta de terceiros que aqui vêm deixar o seu dinheiro – mas que, na verdade, não a habitam – a iminência de uma cidade desenraizada, alienada, sem comunidade residente que a habite diariamente e que com ela interaja construindo relações humanas de vizinhança e de proximidade;
Na iminência de tudo isto, vimos dizer aqui hoje que recusamos uma cidade assim – desumanizada, onde a história e a vida das pessoas vale tão pouco – face ao lucro do turismo massificado e da especulação imobiliária – em que as frias ordens de fecho e despedimento surgem sem aviso e sem compaixão, deixando os que as recebem em choque e numa sensação de paralisia e de impotência face aos grandes poderes.
Recusamos, ainda, que sejam estes grandes poderes a governar a cidade, expulsando assim os que nela trabalham há mais de 40 anos, e a fechar lugares com história, que fizeram da Baixa lisboeta aquilo que ela foi, que queremos que continue a ser: “Um píncaro, só comparável aos Himalaias!”
Recusamos uma Baixa de turistas e gente rica – com 96 hotéis mas sem história, sem o pequeno comércio local de qualidade, especifico, que sempre a caracterizou.
Recusamos que vandalizem assim as nossas memórias, o nosso património afectivo, e que, de forma irreversível, destruam um pouco de quem somos, levando por arrasto a vida das pessoas que aqui trabalham.
Recusamos e protestamos: A DROGARIA S.PEREIRA & LEÃO NÃO PODE FECHAR! Pois só aqui encontramos os segredos dos perfumes do patrão Leão; pois só aqui há o pó de arroz das nossas avós, os cremes das nossas mães; pois só aqui há quem nos explique como tudo isso se fazia, e nos aconselhe com um saber que é quase centenário.
A memória constitui-nos como pessoas, torna-nos humanos. Estamos aqui hoje a lutar pela memória da cidade.
A Drogaria Pereira Leão não precisa de ser transformada em loja vintage porque ela é o vintage, original, real! A Drogaria S. Pereira & Leão não é uma imitação de nada – é assim!
O projecto Teatro das Compras começou na Drogaria Pereira Leão, que é a sua loja-símbolo. Em seis anos de projecto, muitas das lojas onde foram feitos espectáculos desapareceram, consumidas pela voragem da crise, da especulação, do turismo, da falta de memória.
Vamos afirmar em conjunto, hoje outra vez, que não queremos que mais esta loja encerre, que não queremos o fim de mais este repositório de memórias da Baixa Lisboeta.

Esta petição foi criada em 13 dezembro 2014