Transportes Públicos e táxis ADAPTADOS.
Para: À Presidente da Camara de Setúbal. Dra. Maria das Dores Meira
Exma. Sra. Presidente da Câmara de Setúbal
Dra. Maria das Dores Meira
Assunto: Alteração dos Transportes Públicos e Táxis Adaptados para Deficientes em Setúbal
Somos dois jovens portadores de deficiência residentes em Setúbal.
Propomos, que haja, transportes públicos e táxis adaptados, em Setúbal, para pessoas com mobilidade reduzida, uma vez que os acessos e transportes públicos não possuem condições adequadas para nós. Realçamos isso para termos uma vida normal, como qualquer pessoa comum, porque nos sentimos aprisionados pela falta de sensibilidade da parte de alguns representantes do nosso concelho; por estas razões temos a vida condicionada, porque dependemos de terceiros e isso para nós, as vezes, é frustrante.
Contudo, viemos por este meio apelar a vossa atenção, na resolução deste problema na nossa cidade. Lisboa tem vindo a crescer neste aspecto, tem facilitado a vida de muitas pessoas em situação semelhante a nossa; mas achamos que todos merecem o mesmo tratamento, visto que Setúbal tem muitas pessoas com mobilidade reduzida e dificuldades nos acessos aos transportes públicos. Os autocarros da TST não se encontram adaptados para o tipo de cadeira que possuímos, não podemos nem sequer considerar usar esse transporte que é público - para uns sim para outros não. Por esta razão, nós nos sentimos discriminados, se calhar por ironia, somos vistos como pessoas de segundo plano e que só encargos trazem ao estado. Pois, Senhora Presidente da Câmara, todos nós estamos sujeitos a ter uma deficiência e é duro para nós ou qualquer família, olhar para os obstáculos que se encontram na nossa cidade e não os conseguirmos transpor por causa da pouca vontade de uns e de outros.
O objectivo desta nossa petição é assegurar que as pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, possam usufruir dos mesmos transportes – autocarros e táxis - que um cidadão comum, independentemente do percurso, horário ou dia da semana. Neste momento, os autocarros da TST não estão adaptadas para o efeito, dificultando a deslocação, de quem deles necessita, e os que estão adaptadas, só encontramos em Coina, Almada e Lisboa e, alguns, só funcionam durante o dia, não sendo, por isso, possível deslocarmo-nos à noite e aos fins-de-semana, ou seja, funcionam em horários e dias restritos acarretando custos elevados para quem os pretende usufruir. De igualmente modo, não dispomos de táxis adaptados.
Por este motivo criamos esta petição pública.
Esperamos a sua atenção e uma resposta breve. Sem mais assuntos de momento.
Subscrevemo-nos atentamente.