Queremos Ser Expulsos
Para: Militantes do Partido Socialista
Surpreendidos com uma senda de expulsões, levadas a cabo na Federação de Coimbra, vimos expressar a nossa indignação e a nossa frontal discordância com as decisões tomadas pela Comissão Nacional de Jurisdição do Partido Socialista.
Como é possível que, no momento em que o PS se abre à sociedade, convidando-a a participar num acto eleitoral para escolha do futuro candidato a Primeiro Ministro, venham as estruturas partidárias executar actos semelhantes a outras purgas históricas que a Democracia há muito condenou.
A expulsão de Cristina Martins resulta do facto de, num acto cívico louvável, ter denunciado ao Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra a existência fraudulenta de fichas de inscrição de militantes, depois de esgotadas todas as diligências, desde contactos com dirigentes nacionais a entrega em mão do prório processo em causa e sem nunca ter obtido qualquer resposta.
A expulsão de Elísio Estanque e Pedro Bingre, distintos investigadores universitários e ainda Júlio Ramos, conhecido cidadão e ex-Presidente do União de Coimbra, prende-se com o apoio a um Movimento de Cidadãos concorrente às últimas eleições autárquicas.
Por solidariedade com os militantes expulsos, damos voz ao nosso repúdio colectivo por este delírio persecutório, injustificável, de total inoportunidade política e condenatório da liberdade de opinião, tão avesso à tradição do Partido Socialista, afirmando com determinação militante,
“Queremos ser expulsos”