Petição para a manutenção da Escola EB1 de Barco (Covilhã)

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Barco e Coutada

Ex.mo Senhor,

Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Barco e Coutada.

Viu-se a freguesia do Barco confrontada, na última semana, com a ordem de encerramento decretada pelo Ministério da Educação da escola da aldeia. Havendo conhecimento público que a decisão contou, em grande parte, com o conluio da Junta de Freguesia, a qual não teve em consideração os soberanos interesses da população, um grupo de cidadãos residentes e migrados/emigrados decidiu criar um movimento de apoio à continuidade da escola independentemente do número de alunos, pretendendo também que a Junta de Freguesia, na pessoa do seu Presidente eleito, se responsabilize pelo erro que cometeu e diligencie TODOS os esforços para que a escola se mantenha em plenas funções no próximo ano lectivo e nos vindouros.
É imperativo salvar a única estrutura que valida a continuidade da memória e identidade barquenses. Com o decréscimo considerável da população que se tem vindo a notar nos últimos anos face à migração/emigração e o envelhecimento da remanescente, o fecho da escola efectiva a sentença de uma morte lenta nos anos vindouros: sem escola não há vida, sem escola não se fixa nova população, sem escola a aldeia mergulhará num vazio de herança social e cultural. Fechando-se a escola, NUNCA MAIS se voltará a abrir. Por tudo isto e pela nossa aldeia, na qual as nossas crianças são o símbolo do futuro.
As crianças não são números, os modelos de aprendizagem não são desculpa e os cortes orçamentais não podem ser uma contínua justificação. Recorrendo à frase que a Junta de Freguesia expôs em ambas as sedes da União, "Fechados no Interior", é esta uma sentença não foi ditada pelos barquenses que a elegeram; por isso queremos fazer ouvir a NOSSA voz.

Nem que seja por UMA criança, há que manter a luta e a esperança!
Os BARQUENSES subscrevem.

Esta petição foi criada em 27 junho 2014