Pela Rusga de São Vicente

Para: Eximo. Senhor Presidente da Câmra Municipal de Braga

Associação de Festas de S. João de Braga unilateralmente, dá por “extintos quaisquer laços contratuais” com a Rusga de S. Vicente, a mais antiga do concelho.
A decisão completamente descabida é altamente ofensiva da dignidade e bom nome da RUSGA DE SÃO VICENTE, porque:

• Enquanto associação/instituição, indissociável das festas Sanjoaninas bracarenses já que, a elas ligadas umbilicalmente, desde meados da década de 60 do século passado (1965), participando desde então ininterruptamente no ‘Desfile das Rusgas’;

• Enquanto associação/instituição reconhecida, quer a nível local (2 medalhas de Mérito Municipal, grau prata, fundador e associação), nacional (participação no programa oficial da ‘Expo/98’, entre outras prestações, no Centro Cultural de Belém, Aula Magna de lisboa, etc.,) e internacionalmente (representando Portugal oficialmente, entre outros, em três Festivais Mundiais de Folclore, distinguida através de uma ‘Carta de Recomendação’ por parte do director do ‘15th International Folk Festival de Ioanina’, Grécia, e, um artigo de destaque na revista inglesa ’FOLKROOTS’, sob o título ‘Humours of Braga’, de autoria de Mike Fleming);

• Enquanto associação/instituição que, no contexto actual do movimento associativo bracarense se revela, um agente cultural interventivo e intransigente na defesa e salvaguarda da nossa cultura e patrimónios inerentes, produção e promoção de um conjunto de iniciativas de referência, reconhecidas quer pela comunidade, seus pares, organismos e instituições.

Considerando o acima exposto, requeremos que tome as medidas necessárias para corrigir semelhante erro grasso.

Esta petição foi criada em 21 junho 2014