Por um serviço de fisioterapia de qualidade nos Açores
Para: População Açoriana
Através deste abaixo-assinado demonstramos o nosso repúdio e protesto relativamente à forma como Unidade de Saúde da ilha do Faial tem dificultado o acesso aos tratamentos de fisioterapia na ilha do faial, colocando em causa a saúde das pessoas, sendo mesmo a única ilha dos Açores onde esta situação verifica.
Não sabemos se o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de ilha, presidido pelo Dr. Nelson Gonçalves, está contra os faialenses mas sabemos que quer poupar à custa dos utentes, dificultando o acesso aos cuidados de saúde para o povo deste concelho, o que constitui uma violação dos princípios fundamentais da Lei de Bases da Saúde.
Não aceitamos ser descriminados relativamente às outras ilhas, não aceitamos que nos passem tratamentos que não se aplicam à situação de cada individuo, levando o utente a suportar mais de 75% do tratamento.
Apelamos à reposição da legalidade, não queremos nos Açores as mesmas práticas do Governo de Passos Coelho.
Queremos ter todos os mesmos direitos sejam ricos ou pobres!
Todos podem e devem ter acesso ao melhor serviço de saúde, seja no privado ou no público.
Não queremos novas portarias de reembolsos que nos impeçam de ser todos Açorianos de pleno direito, de termos as mesmas oportunidades em todas as ilhas, não queremos mais restrições e penalizações nos nossos ordenados, não queremos portarias de reembolsos que nos atirem para as listas de espera e que sejam impostos encobertos.
Queremos que a Câmara Municipal da Horta, a Assembleia Municipal da Horta e as Assembleias de Freguesia ergam a sua voz e se façam ouvir ao lado do Povo.
Apelamos à Senhora Presidente da Assembleia, ao Presidente do Governo, aos Lideres Parlamentares, aos Senhores Deputados para que na sua ação politica reponham a normalidade no Serviço Regional de Saúde, em particular na área da fisioterapia e que de forma presente digam não a novos ensaios de Portarias, que não são leis aprovadas no Parlamento Regional, não estão baseadas em estudos técnicos, apenas assentes em modelos baseados em formulas descaradas de poupar dinheiro à custa das pessoas.
Apelamos à Senhora Presidente da Assembleia, ao Presidente do Governo, aos Lideres Parlamentares, aos Senhores Deputados para que seja reposta de imediato o acesso de todos os Faialenses a um serviço de fisioterapia de qualidade, evitando uma descriminação que já dura à largos meses, sem que ninguém faça nada.
Apelamos na manutenção de um serviço de fisioterapia de qualidade na Região Autónoma dos Açores, sem portarias discriminatórias e que garanta o acesso rápido aos tratamentos, sem listas de espera, mantendo o atual sistema de reembolsos.