Por um crescimento urbano que garanta a qualidade de vida dos munícipes de Maputo
Para: Exmo. Senhor Ministro das Obras Públicas e Habitação, Exmo. Senhor Presidente do Município de Maputo, Exmos. Senhores Vereadores da Cidade de Maputo, Exmos. Senhores Deputados da Assembleia Municipal da Cidade de Maputo
Preocupados com o decréscimo abrupto da qualidade de vida que se tem verificado na Cidade de Maputo, vêm os cidadãos abaixo assinados solicitar a Vossa atenção e intervenção imediata para os desacatos urbanísticos que se acumulam no dia-a-dia em Maputo, comprometendo o presente e o futuro da nossa bela Cidade.
Vivendo numa Cidade com um desenho urbanístico voltado para o verde e o mar, traçada com avenidas e ruas amplas de asfalto e passeio, fáceis e agradáveis de locomoção para todas as idades e capacidades, vemos nós, por imperativos de um crescimento não planificado, rodeados de poluição, ruído, impossibilidade de locomoção, perigosa e suja. Vivemos nós numa cidade onde o verde está a ser destruído, o mar está a ser tapado, os passeios cada vez mais intransitáveis e o trânsito inviabilizado.
Sabendo que o processo de crescimento urbano é inevitável, mas vivendo num pais pleno de espaço onde é absolutamente possível manter um crescimento do sector de construção, e até melhorá-lo, sem ter de concentrar tudo no mesmo local, uma das grandes causas dos problemas actuais.
A corrida desenfreada a construções sem ordenamento urbano tem sido, nos últimos tempos, assustadora. Estamos a construir prédios em zonas saturadas que as estão a tornar insuportáveis. Destroem-se casas que constituem a identidade e a história desta cidade. Descaracteriza-se Maputo, eliminam-se parques e zonas de recreação, aumenta-se a concentração num país pleno de espaço. Vivemos numa cidade linda em que a vista sobre o mar está a ser vedada à larga maioria dos munícipes.
Como consequência a qualidade de vida na nossa cidade diminui drasticamente sem perspectivas de melhorar. A população urbana adulta, juvenil e infantil está a tornar-se obesa, com elevados níveis de doenças derivadas dessa (des)urbanização, como hipertensão, diabetes e elevados níveis de ansiedade provocadas por um amontoamento desordenado. A percentagem população em idade escolar de Maputo com peso excessivo ultrapassou os 15% e a taxa de tensão arterial elevada os 65%. Na população adulta 25% dos homens e mais de 50% das mulheres já tem peso acima dos limites.
Na nossa cidade já não se pode caminhar, respirar ar puro nem ver o mar. AS NOSSAS CRIANÇAS NÃO TÊM ONDE BRINCAR E SE DESENVOLVER. Tudo está sendo tapado com arranha-céus concentrados em zonas já de si muito pressionadas.
Não se compatibilizam interesses económicos com critérios de interesse público. Entre muitas urge:
• Garantir o equilíbrio de zonas da cidade para desconcentrar a poluição e o trânsito, de forma a termos melhor qualidade de vida;
• Proibir a ocupação de qualquer jardim (como a absurda instalação de um banco no parque dos continuadores);
• Não permitir que mais casas históricas sejam demolidas apenas a troco dum argumento financeiro que não tem em conta o interesse público;
• Utilizar as actuais disponibilidades de investimento para expandir a cidade de forma equilibrada respeitando as diferentes necessidades humanas e ambientais;
• Encorajar a construção de edifícios públicos em novas zonas de forma a promover o desenvolvimento de zonas menos desfavorecidas, não permitindo a construção de mais prédios no centro da cidade;
• Proibir determinantemente obras ao final de semana que impossibilitam o descanso dos cidadãos;
• Requalificar os assentamentos humanos informais a favor da própria população.
Maputo está entre as cidades mais lindas do mundo. A actual prática de construção está a torná-la feia, sem identidade, sem testemunho da sua história e de desagradável habitação. Quem de facto ama esta cidade tem de ajudar a mantê-la habitável quanto mais não seja para os nossos filhos e netos.
Urge realizar uma imediata planificação urbanística que iniba a concentração, garanta o desenvolvimento de todas as regiões e acautele o bem-estar dos cidadãos.
Aprendamos dos erros dos outros e não façamos deles um facto inevitável. Há muitos exemplos bons a tomar em consideração.
-
Actualização #8 Noticias da Petição
Criado em 17 de março de 2016
A Petição foi assinada até ao momento por 9800 cidadãos e entregue ao Presidente do Conselho Muicipal e Governo. Foram já realizados dois encontros com o Muncicipio e marcado um terceiro em data a acordar.
Todos os assinantes da petição que quiserem manter se informados ou participar enviem por favor um email para [email protected] ou contactem pelo facebook da petiçao. https://www.facebook.com/Cidad%C3%A3os-de-Maputo-Peti%C3%A7%C3%A3o-P%C3%BAblica-699598593437902
-
Actualização #7 Adiamento do debate
Criado em 21 de dezembro de 2014
O Debate previsto para dia 11 de Dezembro foi adiado para o mês de Fevereiro de 2015 por se considerar umá época mais oportuna. Assim foi decidido prolongar o periodo de assinaturas e contribuições.
-
Actualização #6 Recolha até 30 de Novembro de 2014
Criado em 4 de novembro de 2014
Caro Cidadão
A recolha de assinaturas para a Petição Publica “Por um Crescimento urbano com qualidade de vida no Municipio de Maputo”continua até ao dia 30 de Novembro do corrente. Até ao momento já foram recolhidas mais de 5 mil assinaturas sendo 600 por via electronica e as restantes por via fisica.
Tendo a meta mínima de 10 mil, vimos por este meio convidá lo a assinar (para quem ainda não fez) e divulgar pelas formas possiveis esta petição.
As assinaturas podem ser feitas de forma electronica através do link http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT73606 ou por documento físico que pode ser retirado no facebook da Petição www.cidadaosdemaputo.net
A Petição será submetida ás autoridades na primeira semana de Dezembro e levada a Debate Público no dia 11 de Dezembro em hora e local a anunciar.
Todas as informações e documentos, incluindo meios de contacto, estão na página do facebook
-
Actualização #5 5 mil assinaturas já recolhidas
Criado em 27 de outubro de 2014
O processo de assinatura está a decorrer de novo agora de forma física e electrónica. Assim já recolhemos cerca de 5 000 (CINCO MIL) assinaturas. O processo vai estender se até ao dia da Cidade, 10 de Novembro. Os formulários de recolha de assinatura física podem ser retirados do Facebook da Petição
-
Actualização #4 Manutenção dos estritos objectivos da Petição
Criado em 19 de junho de 2014
Caros Cidadãos: esta petição tem um caracter construtivo e destina-se exclusivamente motivar as autoridades a promover a reflexão sobre os sérios problemas da cidade. Ela inclui todos os Munícipes de qualquer crença ou convicção política. Assim solicitamos que não sejam feitas referencias insultuosas a pessoas e organizações reservando nos ao direito de as retirar dado que colocam em perigo os objectivos da Petição.
-
Actualização #3 360 Assinaturas
Criado em 9 de junho de 2014
Na segunda semana de recolha o número de assinaturas duplicou. Com o número actual e a meta estabelecida encorajamos cada cidadão que assinou a procurar mais 10 aderentes. Dessa forma atingiremos a meta desejada.
Mais se informa que o endereço electrónico desta iniciativa é [email protected]. Pede-se o favor aos que desejarem receber as mensagens de mail, e não estejam registados, de enviarem uma mensagem com o seu endereço.
-
Actualização #2 Quem é a Comissão da Petição?
Criado em 3 de junho de 2014
São membros da Comissão da Petição todos os que assinam a mesma. Todo aquele que assina passa automaticamente a ser membro. Não existe outro objectivo nem outra actividade que não seja o de levar ás autoridades, e de de forma construtiva, um apelo e ideias como contributo para a qualidade de vida da nossa cidade. Estar de acordo com o conteúdo e querer juntar-se aos que assumem esta proposta é a única condição para assinar.
-
Actualização #1 167 Assinaturas até ao momento
Criado em 1 de junho de 2014
Caros
Atingimos até ao momento 167 assinaturas um número encorajador. Assim convidamos todos os interessados a mobilizar os seus amigos para aderirem á petição.
Saudações
|
Assinaram a petição
755
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|