Contra o encerramento do Museu do Brinquedo de Sintra

Para: Primeiro Ministro, Assembleia da República, Partidos políticos, cidadãos

Criado em 1997, o Museu do Brinquedo conta muitas histórias de vida!
Segundo palavras do seu criador "Em 1989, mediante um acordo com a Câmara de Sintra foi-me cedido por esta entidade um local para a instalação do Museu do Brinquedo. Assim se inaugurou o primeiro espaço do Museu que logo se foi tornando exíguo.Nunca parei de coleccionar e, com a abertura do Museu ao público, as doações aumentaram e as peças foram-se acumulando.Em 1997, a cedência pela Câmara de novas instalações para o Museu, no antigo quartel dos bombeiros da Vila de Sintra, veio na hora certa. Neste edifício, cheio de História, agora recuperado e adaptado a museu, encontram-se os brinquedos, meus e de todos os que comigo têm partilhado esta viagem infindável.Os brinquedos ajudaram-me a crescer e a perceber o mundo, tornando-se primordial a sua ligação à História da humanidade. Na minha colecção, eles falam sempre de uma pessoa, de uma vida, de uma época. A intimidade, as modas, as guerras, as ideias, a política, a economia ligam-se eternamente ao que cada brinquedo traz dentro de si. Como se brincava e como se brinca? Como era o menino ou a menina que se encantou com aquele boneco ou soldado? O que se imitava ou se pretendia influenciar? A guerra ou a paz? Questões eternas que é preciso analisar, ler e investigar, o que venho fazendo ao longo da minha vida. Histórias, questões que, aqui no Museu, partilho com todos os que nos visitam, enriquecendo os meus conhecimentos todos os dias desta minha aventura desde criança.Muito teria mais para contar sobre os brinquedos, suas histórias, seus artesãos, seus fabricantes, seus países de origem, etc....mas isto é apenas um site. Tentarei, de entre os cerca de 60 000 brinquedos expostos, mostrar-vos os que mais gosto e os mais raros, não só pelo seu valor e antiguidade, mas também pela sua simplicidade e engenho."
Vamos deixá-lo morrer?

Esta petição foi criada em 16 Maio 2014