Aumento do Salário Mínimo Nacional, pela defesa da dignidade!

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República, Deputados da República Portuguesa, Exmo. Senhor Primeiro Ministro, Exmo. Senhor Presidente da República

De acordo com a Constituição Portuguesa o salário mínimo nacional deve “garantir uma existência condigna”, suprir as necessidades básicas (alimentação, habitação, educação, saúde, vestuário, higiene e transporte) do trabalhador e da sua família. O valor do salário mínimo Nacional não acompanhou o ritmo dos aumentos de impostos e de preços, que têm asfixiado as famílias Portuguesas.

Um trabalhador a tempo inteiro, que ganhe um salário mínimo, recebe apenas 485€ por mês, ou seja €16.16 por dia, ou €3.03 por hora(!). O salário mínimo em Portugal é dos mais baixos da Europa Ocidental e, de acordo com o INE, temos 10,5% dos trabalhadores com emprego a viver abaixo do limiar de pobreza, só no último ano a pobreza aumentou 3,3% na população activa. Se estes dados não são suficientes para a mudança…

As principais economias mundiais têm salários mínimos elevados porque isso é bom para a economia, para o consumo e para os negócios, o rendimento condigno para a maioria dos trabalhadores é a chave para uma economia mais forte e competitiva que cria oportunidades para todos.

Passos Coelho mostrou disponibilidade para, depois de dois anos de congelamento, aumentar finalmente o salário mínimo (http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3530959). O que precisamos é de demonstrar, fortemente, que esta disponibilidade tem o apoio das pessoas, dos anónimos, do país, para mostrar aos legisladores que está na hora de dar um aumento salarial ao povo Português.

Todos os português desejam um salário decente que lhe permita sustentar a sua família, ter um pouco de segurança económica e dar um futuro aos seus filhos. Vale a pena lutar por isto.

Esta petição foi criada em 14 maio 2014