Prospecção na praia

Para: Governo de Portugal

O acto da utilização de um detector de metais na praia é um passatempo real, praticado por muitos só que infelizmente para o praticante o mesmo não é reconhecido pela ``lei´´ e é senão considerado uma actividade ilegal, aqui inicio o meu apelo, movimento que irei seguir com toda a devida determinação e convicção para que possua se praticar o mesmo sem receio de sermos marginalizados ou penalizados pela Lei.

O detectorismo praticado na praia tem como benefícios as seguintes.

Limpeza:

A limpeza geral das praias, faz parte da ética de um detectorista remover todo o lixo que é alvo do seu detector e colocar o mesmo na reciclagem. Em anexo apresento organizações voluntárias que periodicamente fazem o mesmo, nos o detectorista também queremos dar o nosso contributo voluntário, para cuidar do nosso ambiente e o nosso património ricissimo e muito procurado por muitos, as praias.

Formação / educação/ mudança da mentalidade:

É senão impressionante o que um detectorista aprende no decorrer do seu passatempo, a quantidade de lixo abandonado nas praias, o pouco respeito pelo ambiente e a falta de educação referente ao nosso impacto no nosso ambiente.

Se somente um detectorista possua influenciar e mudar a mentalidade de um utilizador da praia e esse individuo por sua vez retransmitir os mesmo a um terceiro, forma se uma cadeia de indivíduos sensibilizados as acções e consequências de poluentes, tornando o mundo cidadão por cidadão um lugar mais em equilíbrio e respeitador da natureza.

Beneficio moral / sentimental / emocional:

Anunciar e devolver aos proprietários pertences de valor sentimental tais como alianças e outras jóias, muitas das vezes heranças da familiares já falecidos e insubstituíveis e sem preço. Se algum de vos no passado tivesse a infelicidade de perder algo de valor sentimental incalculável, será senão solidário com este pequeno beneficio.

Economia;

Recolher e reintroduzir no círculo financeiro moedas correntes perdidas pelos utilizadores das praias, que para além de estarem perdidas e sem benefício ao nosso sistema monetário ou económico são senão poluentes que com a acção corrosiva do mar salgado e abrasivo da areia irão se deteriorar e poluir o seu ambiente redor.

Se uma sessão ou ida a praia render ao praticante um valor monetário em moedas de € 10.oo ou até € 20.oo é mais esse dinheiro físico que um contribuinte tem para por novamente no circulo monetário, possivelmente fazendo consumos adicionais que anteriormente não fazia beneficiando o comercio local directamente e indirectamente.

Perca de receita:

Para exercer tal modalidade, haveria de requerer 2 coisas essenciais a boa pratica do mesmo.

licença

Concedida para a prospecção na praia (somente na praia / sob condicionamento de horário e local), não abrangido a prospecção subaquática, salvaguardando assim património subaquático e não entrando em conflito com a arqueologia subaquática, reservado aos profissionais, se as entidades competentes cobrassem um valor monetário aos pretendidos ``prospectores´´ calcula se uma receita ao favor da entidade regulador ou responsável significativo, tal como sucede na pesca ludica.

Responsabilidade civil.

É senão sensato e responsável um praticante desta modalidade requisitar um seguro de responsabilidade civil, vai sem dizer que esta actividade requer uma ligeira escavação ao remover o objecto alvo, ou em muitas das vezes o lixo e poluentes, embora a nossa ética e código de conduta obriga no a tapar quaisquer buracos ou após a extracção do objecto / lixo e poluente e sair do local deixando o mesmo tal conforma na encontrou, menos o objecto alvo, ou lixo / poluente.

Não é sem possibilidade de que um buraco possua passar esquecido, caso esse buraco ou as acções de um praticante desta modalidade venha causar danos o mesmo e abrangido pelo seguro.

Reciclagem:

Se cada detectorista for cumpridora da ética que envolve a modalidade, por sessão ou ida a praia estima se que recolhe se um mínimo de 1 kilo de lixo, maioritariamente composto pró, caricas, ``pulltabs´´ folha de alumínio, pacotes de cigarros, pilhas, contentores de plástico, etc,

No período de um ano remove se uma quantidade significativa de poluentes das praias, coloca se na reciclagem uma quantidade de materiais recicláveis como o alumínio que sendo reciclado utiliza somente 5 % da energia na sua transformação de que na sua produção inicial. Plástico utiliza somente 10 %, um décimo, vidro 30 %, trinta porcento, e no caso do papel 60 % sessenta porcento.

Saúde / sistema nacional de saúde:

É facto que neste nosso século, e mais nestas ultimas décadas, o ser humano em geral e a humanidade esta a passar um tempo de crise e tem um estilo de vida diferente daquela para o qual a nossa maquina maravilhosa ( o corpo Humano ) foi concebido. Vidas sedentárias, ma alimentação, abusos, stress e a falta de actividade física tem posto os seres Humanos e a sistema de saúde sob um imenso esforço, é considerado por peritos a epidemia do século XXI.

O exercício regular, como caminhadas, esta comprovado pelos mais entendidos um factor de extrema beneficio, reduzindo significativamente o risco de complicações de saúde e doenças crónicas, que por sua vez reduz a dependência ao já sob carregado e quase esgotado sistema de saúde nacional.

Não esquecendo o facto também comprovado de que um corpo saudável uma mente também saudável, reduzindo a dependência de apoio emocional e mental consequência de um estilo de vida stressante e exigente.

Aqui deixo o inicio de um trabalho que vai levar muito tempo, paciência e persistência, mas irei fazer o meu apelo perante a organizações ambientalistas, de saúde seja fisica ou emocional, a instituições de caridade necessitadas de receita, a disponibilizar percentagens da receita proveniente desta modalidade, a arqueólogos para que se possua praticar sem entrar em conflito com o património nacional e internacional subaquático, a policia marítima entidade reguladora das praias.

Enfim darei o meu melhor e apresentarei um bom apelo ao bom senso e a legalização desta modalidade.

Como é sabido, sou estrangeiro as vezes existem dificuldades na língua, é uma batalha enorme a travar sozinho, mas mesmo assim irei assim fazer, peço vos a vossa ajuda, nem que seja na recolha de assinaturas, ou no facto que por vezes conhecemos alguém, que por sua vez, conhece alguma que possua ser útil e uma mais-valia neste apelo a liberdade de uma pratico que só traz benefícios…….

Abraço

E contando com o vosso apoio.

Esta petição foi criada em 07 Maio 2014
1.868 Pessoas