Pela mudança da data da Benção das Pastas
Para: Conselho de Veteranos UC
A Benção das Pastas da Queima das Fitas de Coimbra está marcada para o dia 25 de maio, data das Eleições Europeias. Sendo um evento que envolve milhares de pessoas, estudantes e famílias que se deslocam à cidade para assistirem à cerimónia religiosa, que viajam de vários pontos do país, os peticionários apelam à mudança da data da missa para esta não coincidir com um acto eleitoral. A ocorrer no dia 25, poderia condicionar o exercício cívico dos envolvidos, contribuindo para a abstenção dos estudantes deslocados e famílias que têm de percorrer longas distâncias entre Coimbra e as suas respectivas localidades de origem.
Confrontado com a denúncia da Coordenadora dos Estudantes do Bloco de Esquerda, João Luís Jesus, Dux Veteranorum, que preside às reuniões do Conselho de Veteranos (CV), admitiu que ninguém se lembrou das Eleições Europeias. Os peticionários pretendem que o lapso seja redimido e a Benção das Pastas seja noutra data, não só em respeito pelos estudantes e famílias que têm o direito de votar e de fazer parte das mesas de voto como pelo respeito pela Democracia que tanto nos custou recuperar. 40 anos depois do 25 de Abril, é de lamentar que o CV desvalorize a participação eleitoral ao não fazer todos os esforços para que a data da cerimónia religiosa seja alterada, depois de o próprio Dux ter admitido, em declarações à Agência Lusa, que existiram outras datas na mesa no momento da escolha do dia.
Os peticionários pretendem assim alertar não só toda a comunidade estudantil e respectivas famílias para esta infeliz coincidência de datas, bem como os cidadãos que em apreço pelo bom funcionamento da Democracia pretendem que a data da Benção das Pastas seja modificada.