Vacina Adsorvida Pneumocócica Poliosídica

Para: Assembleia da República

No início do ano de 2013, foi aprovada em plenário da Assembleia da República uma recomendação ao Governo no sentido de que seja incluída no Programa Nacional de Vacinação a vacina adsorvida pneumocócica poliosídica conjugada de 13 valências, também conhecida como vacina pneumocócica ou pelo nome de medicamento de Prevenar 13. Um ano depois, esta vacina ainda não está integrada no Programa Nacional de Vacinação.

Esta vacina protege contra o Streptococcus pneumoniae, uma bactéria responsável por infeções que surgem com frequência em idade pediátrica, podendo estas assumir formas menos graves, como a otite média aguda e a sinusite, ou formas mais graves, como pneumonia, meningite ou sépsis. A administração desta vacina é recomendada pela esmagadora maioria dos pediatras em Portugal, bem como pela Comissão de Vacinas, constituída pela Sociedade de Infeciologia Pediátrica e pela Sociedade Portuguesa de Pediatria. Todavia, o esquema completo de vacinação custa cerca de 280 euros, um valor evidentemente incomportável para muitas famílias.

Enquanto esta situação não for resolvida, milhares de crianças vão continuar a ficar arredadas da possibilidade de serem vacinadas; esta situação injusta e indutora de profundas e inaceitáveis desigualdades sociais. O Bloco de Esquerda considera fundamental que o Governo esclareça o que foi feito para garantir a integração desta vacina pneumocócica no Programa Nacional de Vacinação bem como que clarifique quando vai ser efetivada esta resolução.

Esta petição foi criada em 04 maio 2014