Petição por uma marginal ( EN6) livre de ruídos extremos

Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais; Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oeiras

A Estrada Marginal ( EN6) é uma das mais bonitas estradas do país, bem como uma das mais importantes vias de circulação dos Concelhos de Cascais e Oeiras, tendo sido objecto de significativas melhorias na última década quanto a segurança e qualidade do pavimento.
Nas suas imediações vivem milhares de pessoas, sendo que ao longo do seu tajecto encontramos praias, parques, jardins, restaurantes, serviços de saúde, percursos pedestres, frequentados por muitos outros milhares de pessoas, que também procuram as magníficas zonas circundantes para as suas actividades de lazer e desporto. Infelizmente, esta via tão importante, é com demasiada frequência uma fonte de agressão sonora para todos os que perto dela vivem, a utilizam, ou a ela acedem.
As agressões sonoras provêm principalmente de motorizadas com escapes alterados, que produzem diária e quase incessantemente um nível de ruído extremo, mas que circulam livremente nesta, como em tantas outras vias, sem qualquer controlo ou respeito por todos os cidadãos, representando uma clara e constante ameaça à sua saúde e qualidade de vida. Apelamos a que esta realidade mude, para que cidadãos menos cuidadosos com o bem-estar comum não continuem a afectar milhares de pessoas. Não se trata, obviamente, de um problema local, mas que localmente tem um impacte importante.
De forma muito salutar, cada vez mais as Câmaras Municipais apelam à participação dos seus munícipes, para que estes contribuam para a melhoria das condições de vida de todos.
Cremos que relativamente a este problema, unicamente uma ação concertada de várias entidades com responsabilidades nesta matéria será eficaz, pelo que os cidadãos abaixo-assinados apelam a que os Exmos. Presidentes das Câmaras Municipais de Cascais e Oeiras liderem diligências para que a Polícia de Segurança Pública e as Estradas de Portugal, entre outras entidades, possam tornar a marginal livre de ruídos extremos, através do controlo da circulação dos veículos que os provocam.

Esta petição foi criada em 04 maio 2014