“Em Defesa do acesso público à Albufeira do Monte Novo”
Para: Câmara Municipal de Évora, Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Machede, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e Agência Portuguesa do Ambiente
Tendo em consideração o princípio de que os recursos hídricos de domínio público são de uso e fruição comum, solicita-se a intervenção da Câmara Municipal de Évora, Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Machede, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e Agência Portuguesa do Ambiente, no sentido de ordenar e garantir a abertura / manutenção de caminhos públicos vicinais, indispensáveis para aceder, de modo seguro, às margens da Albufeira do Monte Novo, a partir da povoação de Nossa Senhora de Machede.
A situação atual é de inacessibilidade por via automóvel e muito difícil acesso por via pedestre, na qual o cidadão se confronta com múltiplos acessos privados e vedados ou com um caminho completamente ravinado e inacessível. A via de acesso pela Estação de tratamento de águas está igualmente inacessível durante grande parte do ano devido ao piso excessivamente enlameado. Deste modo está impossibilitado o acesso a um recurso público, o qual tem um potencial no campo das atividades de recreação e pedagógicas tais como: passeios pedestres, provas de BTT, pesca lúdica, passeios temáticos de observação de aves /plantas medicinais e aromáticas/ insetos, trail running, entre outras tais como recolha de dados para investigação científica. Isto é particularmente importante uma vez que se trata da principal albufeira pública do concelho.
|
Assinaram a petição
25
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|